Que a retomada da economia depende intimamente da velocidade da vacinação no mundo todo não é novidade pra ninguém. Reforçando ainda mais essa máxima, o IBM divulgou um estudo de consumo global indicando que pessoas imunizadas têm 1,5 vezes mais probabilidade de fazer viagens durante a noite nos próximos seis meses.

A pesquisa feita com 15 mil adultos nos Estados Unidos, Índia, Reino Unido, Canadá, Alemanha, México, Espanha, Brasil e China em fevereiro de 2021 aponta que a maioria da população está confiante quanto à segurança, eficácia e distribuição das doses. Mais da metade espera que a vacina os mantenha protegidos. O levantamento ainda revela que os entrevistados desejam voltar à normalidade após os efeitos da imunização.

Regras, preferências pessoais e normas sociais diferentes formadas durante o ano passado significam que setores-chave como varejo, viagens e transporte podem precisar fornecer experiências de cliente e marketing mais personalizadas para ajudar a permanecer competitivo e envolver os consumidores.

O progresso econômico pode acontecer gradualmente, no entanto, grande parte dos entrevistados indicou que os níveis de vacinação precisarão exceder 70% para que se sintam confortáveis ​​para retornar à vida como era antes da pandemia. Se as taxas atuais de implantação da imunização continuarem, isso sugere que a maioria das pessoas não pode recuperar os níveis de conforto pré-Covid-19 até 2022. Em meio a essa incerteza, os consumidores estão repensando a maneira como desejam trabalhar, socializar, viajar e comprar, de acordo com o estudo.

“Os hábitos formados durante a pandemia aumentaram as expectativas dos consumidores em relação ao envolvimento digital, especialmente em setores de serviços como varejo, viagens e transporte”, disse Jesus Mantas, sócio-gerente sênior da IBM Global Business Services. “Como antecipamos, as empresas devem acelerar sua evolução digital com soluções baseadas em IA e nuvem para ajudar a se manterem competitivas. Investir em experiências físicas e digitais híbridas pode ajudar a fornecer uma experiência mais personalizada”.

Uma reportagem da Revista Fortune, divulgada pelo Hotelier News, mostra que em países como os EUA, onde a vacinação já atingiu 174,8 milhões de pessoas (34% da população), os turistas já estão preparando viagens futuras. A publicação afirma que as buscas no Google por termos como “hotel” e “resort” são as mais altas em uma década. O aumento teve início em novembro, com as pesquisas para a primeira palavra atingindo seu pico em 28 de março deste ano, caindo logo depois.

IBM - estudo de vacinação

IBM: potencial recuperação das viagens

Embora as viagens dos consumidores ainda não tenham se recuperado, há sinais promissores no horizonte. O estudo da IBM mostrou que as viagens de avião podem ter um aumento na demanda, com 30% das pessoas planejando voar com mais frequência – embora isso seja compensado pelos 23% dos entrevistados que planejam voar menos.

Um subconjunto considerável da população planeja ficar em casa indefinidamente, com cerca de um em cada quatro consumidores pesquisados ​​dizendo que não planejam viajar em 2021, mesmo depois de receberem as doses.

A vacina também pode revigorar os viagens profissionais, aumentando o número de entrevistados que se sentem confortáveis ​​em viajar a negócios duas a quatro vezes na maioria dos países. No entanto, os viajantes de negócios mais velhos pesquisados ​​estão menos confiantes. Apenas 8% dos entrevistados com mais de 55 anos se sentem confortáveis ​​em viajar a negócios sem uma vacina, e apenas 25% ficam confortáveis ​​depois de serem vacinados.

O estudo mostrou que o automóvel pessoal continua sua proeminência, tanto durante o período pandêmico quanto depois que as pessoas recebem a vacina. Enquanto 10% dos entrevistados planejam usar o carro próprio com menos frequência depois de receber a injeção, 47% dizem que o usarão mais.

A pesquisa mostrou que outras formas de transporte podem sofrer um ligeiro aumento ou uma redução líquida na demanda à medida que mais pessoas são vacinadas. A indústria de cruzeiros pode experimentar o declínio líquido mais significativo, com 26% das pessoas entrevistadas dizendo que usarão menos navios de cruzeiro e apenas 17% entrevistados dizendo que os usarão mais.

Geração Z como exceção aos resultados

A perspectiva da vacina varia amplamente entre os consumidores pesquisados ​​por gerações, mas em várias categorias. Entrevistados da Geração Z ​​(pessoas de 18 a 24 anos) querem passar um tempo com pessoas fora de casa assim que estiverem imunizados. Já 27% deste grupo afirma que aumentará a interação externa, frente aos 19% da Geração X e apenas 16% dos respondentes com mais de 55 anos.

No entanto, com exceção de restaurantes e locais gratuitos como praias e parques públicos, os entrevistados da Geração Z ​​relataram achar no retorno a alguns locais sociais de grande multidão, como eventos esportivos ao vivo, parques temáticos ou de diversões, museus e galerias de arte, eventos de teatro ao vivo e cinemas, menos atraente do que as outras gerações pesquisadas.

Em média, 60% dos entrevistados da Geração Z ​​planejam visitar locais como restaurantes e bares, salões de beleza e barbearias uma vez vacinados, em comparação com 71% dos Millennials ​​e 69% da Geração X. Isso parece ser a continuação de uma tendência, já que a Geração Z pesquisada também relatou visitar locais com menos frequência do que em outras faixas etárias durante a pandemia.

(*) Crédito da foto: nci/Unsplash

(**) Crédito do gráfico: Divulgação/IBM