IBM: pessoas vacinadas têm 1,5 vezes mais chances de viajar
9 de abril de 2021Que a retomada da economia depende intimamente da velocidade da vacinação no mundo todo não é novidade pra ninguém. Reforçando ainda mais essa máxima, o IBM divulgou um estudo de consumo global indicando que pessoas imunizadas têm 1,5 vezes mais probabilidade de fazer viagens durante a noite nos próximos seis meses.
A pesquisa feita com 15 mil adultos nos Estados Unidos, Índia, Reino Unido, Canadá, Alemanha, México, Espanha, Brasil e China em fevereiro de 2021 aponta que a maioria da população está confiante quanto à segurança, eficácia e distribuição das doses. Mais da metade espera que a vacina os mantenha protegidos. O levantamento ainda revela que os entrevistados desejam voltar à normalidade após os efeitos da imunização.
Regras, preferências pessoais e normas sociais diferentes formadas durante o ano passado significam que setores-chave como varejo, viagens e transporte podem precisar fornecer experiências de cliente e marketing mais personalizadas para ajudar a permanecer competitivo e envolver os consumidores.
O progresso econômico pode acontecer gradualmente, no entanto, grande parte dos entrevistados indicou que os níveis de vacinação precisarão exceder 70% para que se sintam confortáveis para retornar à vida como era antes da pandemia. Se as taxas atuais de implantação da imunização continuarem, isso sugere que a maioria das pessoas não pode recuperar os níveis de conforto pré-Covid-19 até 2022. Em meio a essa incerteza, os consumidores estão repensando a maneira como desejam trabalhar, socializar, viajar e comprar, de acordo com o estudo.
“Os hábitos formados durante a pandemia aumentaram as expectativas dos consumidores em relação ao envolvimento digital, especialmente em setores de serviços como varejo, viagens e transporte”, disse Jesus Mantas, sócio-gerente sênior da IBM Global Business Services. “Como antecipamos, as empresas devem acelerar sua evolução digital com soluções baseadas em IA e nuvem para ajudar a se manterem competitivas. Investir em experiências físicas e digitais híbridas pode ajudar a fornecer uma experiência mais personalizada”.
Uma reportagem da Revista Fortune, divulgada pelo Hotelier News, mostra que em países como os EUA, onde a vacinação já atingiu 174,8 milhões de pessoas (34% da população), os turistas já estão preparando viagens futuras. A publicação afirma que as buscas no Google por termos como “hotel” e “resort” são as mais altas em uma década. O aumento teve início em novembro, com as pesquisas para a primeira palavra atingindo seu pico em 28 de março deste ano, caindo logo depois.
IBM: potencial recuperação das viagens
Embora as viagens dos consumidores ainda não tenham se recuperado, há sinais promissores no horizonte. O estudo da IBM mostrou que as viagens de avião podem ter um aumento na demanda, com 30% das pessoas planejando voar com mais frequência – embora isso seja compensado pelos 23% dos entrevistados que planejam voar menos.
Um subconjunto considerável da população planeja ficar em casa indefinidamente, com cerca de um em cada quatro consumidores pesquisados dizendo que não planejam viajar em 2021, mesmo depois de receberem as doses.
A vacina também pode revigorar os viagens profissionais, aumentando o número de entrevistados que se sentem confortáveis em viajar a negócios duas a quatro vezes na maioria dos países. No entanto, os viajantes de negócios mais velhos pesquisados estão menos confiantes. Apenas 8% dos entrevistados com mais de 55 anos se sentem confortáveis em viajar a negócios sem uma vacina, e apenas 25% ficam confortáveis depois de serem vacinados.
O estudo mostrou que o automóvel pessoal continua sua proeminência, tanto durante o período pandêmico quanto depois que as pessoas recebem a vacina. Enquanto 10% dos entrevistados planejam usar o carro próprio com menos frequência depois de receber a injeção, 47% dizem que o usarão mais.
A pesquisa mostrou que outras formas de transporte podem sofrer um ligeiro aumento ou uma redução líquida na demanda à medida que mais pessoas são vacinadas. A indústria de cruzeiros pode experimentar o declínio líquido mais significativo, com 26% das pessoas entrevistadas dizendo que usarão menos navios de cruzeiro e apenas 17% entrevistados dizendo que os usarão mais.
Geração Z como exceção aos resultados
A perspectiva da vacina varia amplamente entre os consumidores pesquisados por gerações, mas em várias categorias. Entrevistados da Geração Z (pessoas de 18 a 24 anos) querem passar um tempo com pessoas fora de casa assim que estiverem imunizados. Já 27% deste grupo afirma que aumentará a interação externa, frente aos 19% da Geração X e apenas 16% dos respondentes com mais de 55 anos.
No entanto, com exceção de restaurantes e locais gratuitos como praias e parques públicos, os entrevistados da Geração Z relataram achar no retorno a alguns locais sociais de grande multidão, como eventos esportivos ao vivo, parques temáticos ou de diversões, museus e galerias de arte, eventos de teatro ao vivo e cinemas, menos atraente do que as outras gerações pesquisadas.
Em média, 60% dos entrevistados da Geração Z planejam visitar locais como restaurantes e bares, salões de beleza e barbearias uma vez vacinados, em comparação com 71% dos Millennials e 69% da Geração X. Isso parece ser a continuação de uma tendência, já que a Geração Z pesquisada também relatou visitar locais com menos frequência do que em outras faixas etárias durante a pandemia.
(*) Crédito da foto: nci/Unsplash
(**) Crédito do gráfico: Divulgação/IBM