Com a chegada da alta temporada de verão e festividades de fim de ano, o consumidor já começou a preparar o bolso para os tradicionais gastos da época. De acordo com um novo estudo global de consumo, realizado pelo IBV (Institute for Business Value), da IBM (International Business Machine Corporation), o setor de turismo deve ser amplamente beneficiado, com viajantes planejando visitar familiares e amigos após um longo período de isolamento.

O estudo realizado com mais de 13 mil adultos em 9 países, incluindo o Brasil, aponta que apesar do aumento das taxas de vacinação e alívio das restrições, muitas pessoas estão considerando compras e viagens com cautela.

“De certa forma, os desafios enfrentados pelas marcas e varejistas em 2021 são mais complexos do que aqueles enfrentados pela indústria quando a pandemia começou. Consumidores se tornaram mais “tecnológicos”, pesquisando mais a cada compra e enfatizando mais a experiência. Com a contínua evolução desse comportamento e do “landscape” de competidores, aqueles com melhor adaptabilidade e maior poder de inovação terão mais chance de prevalecer”, disse Carlos Capps, líder das indústrias de Varejo, Consumo, Saúde e Agricultura da IBM Consulting.

Globalmente, o orçamento para as compras de fim de ano ainda estão 13% abaixo do que estavam em 2019, entretanto, eles aumentaram 30% ano a ano, e no Brasil o aumento foi de 18%. Também, 80% dos consumidores no Brasil disseram que vão às compras neste final de ano. O maior aumento por faixa etária globalmente é entre os Millennials (36%).

Mais de um em cada quatro adultos entrevistados começaram a comprar em setembro ou antes. O dobro de pessoas planeja começar em outubro se comparado com o ano passado. No Brasil, 21% dos adultos entrevistados começaram a comprar ou planejar as compras em outubro, enquanto 59% irão fazer entre novembro e dezembro.

Existem vários motivos pelos quais os consumidores começaram suas compras de Natal mais cedo – algumas pessoas podem estar preocupadas que os presentes que eles querem comprar estejam esgotados, e alguns podem estar preocupados com atrasos no envio devido a problemas na cadeia de suprimentos ou talvez haja outro bloqueio pela variante da Covid-19.

IBM: compras online na liderança

Enquanto existe uma demanda notável para produtos locais e comerciantes, as compras online mantém sua posição de liderança neste período de festas. Essa estatística é notável quando comparado com os dados de fevereiro do IBV que apontou que 73% dos consumidores querem ou esperam retornar aos shoppings depois que eles forem vacinados.

Em vez disso, 43% dos consumidores dizem que planejam comprar produtos online e apenas 36% dizem que planejam comprar produtos em lojas físicas. No Brasil, a compra online é o método mais escolhido neste ano (41%), seguido de perto por lojas físicas (40%), onde as lojas próximas são favorecidas.

Em relação ao setor em que os adultos entrevistados planejam gastar seu orçamento nessa temporada de final de ano no Brasil: Alimentos e Bebidas (35%), Roupas (13%) e Calçados e Acessórios (8%), são os três primeiros.

Viagens de férias e experiências

De acordo com a pesquisa, em relação a viagens este ano elas representam uma parcela maior do orçamento de férias em geral, subindo de 5,7% em 2020 para 8,2%. No Brasil o salto foi de 6,2% em 2020 para 8,3% esse ano. Cerca de 56% dos adultos entrevistados no Brasil planejam viajar domesticamente nesta temporada de festas, enquanto 12% planejam viajar para o exterior.

No Brasil, 37% dos respondentes disseram que planejam viajar para ver família e amigos durante as festas de final de ano em comparação com 25% no ano passado. Além disso, passeios e atividades locais no país – jantar fora ou ter experiências como ir a um museu, por exemplo – terá um aumento em 2021 e representará 8,4% do orçamento, ante 7,1% no ano anterior.

Consumidores brasileiros também afirmaram que farão trabalho voluntário (35%) e doarão para instituições de caridade (51%). A maioria das pessoas estão considerando a sustentabilidade durante esta temporada e eles estão tomando ações para ajudar a reduzir seus impactos ambientais, tanto em suas compras quanto em atividades típicas de férias.

Já 85% dos consumidores no Brasil estão considerando a sustentabilidade para as compras: decidir onde eles irão passar a temporada de férias (78%), para planejar um evento (76%), escolher uma marca (70%), selecionar um modo de transporte (70%) e escolher um restaurante (62%).

Entre as ações que pretendem realizar para reduzir seus impactos ambientais nesta temporada no Brasil: 60% querem evitar plásticos descartáveis, 39% planejam comprar mais produtos cultivados localmente e 37% comprar de marcas que lhes dão mais visibilidade sobre a origem dos produtos estão entre os 3 primeiros da lista.

(*) Crédito da foto: Divulgação/IBM