O setor de turismo de Minas Gerais teve crescimento de 132,7% em abril frente ao mês anterior, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O percentual é o segundo maior entre as 12 unidades da federação onde o indicador é investigado, aponta o portal O Tempo.

Na comparação regional, o estado só fica atrás do Ceará, que registrou alta de 135,8% no período. Por outro lado, está à frente do Espírito Santo (123,3%), Distrito Federal (108,0%), Bahia (105,7%) e Rio Grande do Sul (104,5%).

Além disso, dados do Índice de Atividades Turísticas mostram que a movimentação econômica do setor registrou, em abril, avanço de 85,7% frente ao mesmo período do ano passado. Já na comparação com março, o crescimento foi de 2,5%, acumulando aumento de 51,3% em 2022.

O resultado positivo foi impulsionado, em grande parte, pelo aumento na receita em empresas do setor aéreo, restaurantes, hotéis, locação de automóveis, transporte rodoviário, serviços de bufê e agências de viagens.

Perspectivas

Leônidas Oliveira, secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, afirma que o IBGE tem grande solidez nas pesquisas e avaliações de crescimento econômico, o que passa maior credibilidade ao resultado.

“O índice mostra Minas Gerais crescendo mais do que os estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país, à frente de estados que antes lideravam o setor, como Rio de Janeiro e São Paulo”, pontua.

O secretário ressalta ainda que o índice mostra a efervescência do turismo mineiro, com o retorno dos eventos à capital e aumento da ocupação hoteleira, reforçando a tendência nacional de recuperação do segmento.

(*) Crédito da foto: WandBalbino/Pixabay