O setor de serviços começou 2021 em alta e manteve sua crescente em fevereiro. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o segmento registrou alta de 3,7% frente a janeiro. Com os resultados, já são nove meses consecutivos de taxas positivas. No período, houve também crescimento acumulado de 24%, superando a queda de 18,6% observada em março do ano passado.

Na comparação anual, o volume do setor de serviços caiu 2%, completando 12 meses de taxas negativas. A expectativa de analistas era de crescimento de 1,3% no mês, com recuo de 3,5% frente ao mesmo período do ano passado.

Resultados de outros dois setores mostraram que a indústria sofreu contração de 0,7%, enquanto o comércio cresceu 0,6% em fevereiro em comparação a janeiro. Um dos fatores que contribuiu para o aquecimento do setor de serviços foi o aumento da circulação de pessoas nos primeiros dois meses do ano.

São Paulo liderou a recuperação em fevereiro, com crescimento de 4,3%, seguida por Minas Gerais (3,5%), Mato Grosso (14,8%) e Santa Catarina (3,9%). O Distrito Federal teve a retração mais relevante (-5,1%).

IBGE: atividades

Entre as atividades pesquisadas, transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio cresceram 4,4%. O segmento já supera em 2,8% o patamar de fevereiro do ano passado e atingiu seu ponto mais alto da série iniciada em janeiro de 2011.

“Nesse segmento vêm se destacando as empresas que prestam serviço de logística, que já vinham tendo alta expressiva por conta do aumento das exportações de petróleo e do agronegócio e, durante a pandemia, teve uma grande escalada de demanda, devido ao crescimento das vendas no comércio online”, afirma Rodrigo Loco gerente da pesquisa, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.

O gerente ainda destaca que o setor de transporte terrestre aqueceu 5,5% frente a janeiro, mantendo sua trajetória de crescimento, principalmente em função do aumento da demanda pelo transporte rodoviário de cargas.

O IBGE ainda apontou alta de 1,7% no segmento de tecnologia da informação, atingindo o patamar mais alto da série histórica. Em contrapartida, o segmento que mais sofreu com a crise são os serviços prestados às famílias, com recuo de 8,8% entre janeiro e fevereiro, permanecendo 23,7% abaixo do nível pré-pandemia, em fevereiro de 2020.

Sobre as atividades turísticas, a entidade registrou alta de 2,4% em fevereiro, mesmo com os adiamentos e cancelamentos das comemorações de Carnaval. O setor ainda está 39,2% inferior a fevereiro do ano passado. Dentre os 12 locais pesquisados, sete apresentaram expansão do turismo no mês. Os destaques vão para Goiás (9,1%), Minas Gerais (6,8%) e Pernambuco (4,9%) e São Paulo (3,4%). E negativo para Distrito Federal (-8,2%) e Bahia (-2,8%).

(*) Crédito da foto: Unsplash