Pernambuco vem acelerando a retomada do setor de turismo e, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o trade local liderou o país no ranking de atividades turísticas em julho. A conclusão é em cima dos dados da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), divulgado recentemente pelo órgão.

Segundo a pesquisa do IBGE, o aumento do índice de atividades turísticas no estado foi de 9,5% em julho, com índice absoluto de 112,7. Neste aspecto, por exemplo, a média nacional ficou em 73,5. Já no acumulado de janeiro a julho, Pernambuco apresenta aumento de 89,2%, ficando atrás apenas de Goiás no indicador.

Rodrigo Novaes, secretário estadual de Turismo e Lazer de Pernambuco, atribui o aumento das atividades à flexibilização das medidas restritivas impostas pela pandemia de Covid-19, proporcionada pelo avanço da vacinação no Brasil. “Temos aproveitado a boa fase para divulgar os nossos destinos, iniciamos um roadshow e vamos participar de feiras de todo o país. Seguimos com bons projetos para fortalecer cada vez mais o nosso turismo, sempre atentos aos protocolos sanitários para garantir a saúde e o cuidado com a população e os turistas que aqui chegam.”

Receita Nominal

No Índice de Receita Nominal, com ajuste sazonal, Pernambuco atingiu um crescimento de 19,1% no acumulado de julho deste ano em relação ao mesmo período de 2020. O estado aparece com o quarto maior crescimento do país nos sete primeiros meses de 2021, atrás apenas de Goiás (107,4), Santa Catarina (97,8) e Bahia (97,7).

Apesar do crescimento gradual, é certo que ainda há um longo caminho a percorrer. Ainda segundo números do IBGE, o turismo nacional ainda precisa de uma taxa de crescimento de 29,5% no para configurar retomada.

(*) Créditos da foto: Fabrício Macedo/Pixabay