De acordo com a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), divulgada recentemente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o índice de atividades turísticas cresceu 4,2% em novembro de 2021 em relação ao mês anterior. O resultado representa a sétima alta consecutiva do indicador, gerando ganho de 57,5% no período. Apesar da alta, o aumento de casos de Covid-19, proporcionado pela nova cepa, deixa o setor em alerta, visto que o novo cenário provocou cancelamento de voos e cruzeiros, suspensos até fevereiro.

Dos 12 locais avaliados pelo levantamento do IBGE, oito acompanharam a tendência de crescimento, com destaque para os estados de São Paulo (8%), Paraná (6,3%), Rio de Janeiro (2,8%) e Minas Gerais (2,3%). Frente ao mesmo período de 2020, o avanço chega a 25,5%, sendo impulsionado principalmente por empresas dos ramos de hospedagem, restaurantes, transporte aéreo, rodoviário coletivo de passageiros, locação de automóveis, serviços de bufê e agências de viagens, segundo o portal oficial do Ministério do Turismo.

No acumulado de 2021, as atividades turísticas registraram alta de 21,1%, resultado influenciado pelo aumento no volume de receitas dessas empresas. Entre os destaques, estão Bahia (49,3%), Pernambuco (42,7%), Minas Gerais (29,6%), Rio de Janeiro (16,8%) e São Paulo (9,4%).

Gilson Machado Neto, ministro do Turismo, pontua que o quadro reflete o avanço da vacinação contra a Covid-19, além das medidas de apoio ao setor. “Os dados apontam que ações como a definição de protocolos sanitários, com o selo Turismo Responsável, favoreceram a manutenção de atividades. Medidas como essa são essenciais ¬para proporcionar o contínuo desenvolvimento do ramo, até chegarmos aos níveis anteriores à pandemia”, ressalta.

O MTur ressalta que, para obter o selo, o estabelecimento deve estar regular com o Cadastur (Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos). O registro pode ser feito gratuitamente através do link.

Geração de empregos no turismo cresce em novembro

De acordo com dados da pesquisa Monitora Turismo, baseada no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), novembro de 2021 apresentou o melhor saldo de empregos formais no setor, com 38.959 novas vagas. O índice é 17 vezes superior ao observado em janeiro de 2021, quando houve 2.215 contratações formais.

(*) Crédito da foto: yurifelixaraujo/Pixabay