Plastic free - Iberostar Pinos ParkO Iberostar Pinos Park, em Mallorca, está entre os 36 hotéis

Gradualmente a hotelaria une-se em prol de uma das maiores ameaças ao meio ambiente: o uso disseminado do plástico. Hotéis de luxo europeus, por exemplo, elegeram o canudinho inimigo, banindo seu uso na área de A&B (Alimentos & Bebidas). No Brasil, a Intercity Hotéis tomou a mesma medida. Agora, quem se juntou ao movimento “plastic free” é a Iberostar Hotels & Resorts.

A rede espanhola anunciou que eliminará, a partir de junho, produtos plásticos descartáveis dos seus 36 hotéis da Espanha até o fim do ano. Os materiais serão gradualmente substituídos por outros fabricados com insumos biodegradáveis. Embalagens de amenities, sacos para chinelos ou roupa e artigos de frigobar, entre outros itens, serão trocados por vidro, papelão ou materiais à base de vegetais renováveis. A iniciativa será estendida aos mais de 110 hotéis da Iberostar ao longo de 2019.

Este movimento, na verdade, começou no ano passado. Auditoria interna feita pela empresa detectou todos os produtos que têm plástico na composição. Como sempre, os canudinhos foram os primeiros alvos. Após a realização de campanha nos hotéis, foi possível diminuir seu uso em 10%, economizando 10 milhões de unidades.

Plastic free: sustentabilidade

A sede corporativa da Iberostar, em Palma de Mallorca, foi o primeiro lugar onde foram eliminados os plásticos descartáveis. Com mais de 80% de seus hotéis de frente para o mar, a empresa assumiu um compromisso em proteção de mares e oceanos. Para tangibilizar esse engajamento, a rede espanhola criou o programa “Uma onda de mudança”.

A iniciativa gira em torno de três pilares: redução da contaminação por plásticos, incentivo à pesca sustentável e conservação dos recifes e corais. Outro objetivo, totalmente ligado a esses pilares, é o cuidado com o Mar Mediterrâneo. Por meio das ações do projeto, a empresa busca sensibilizar seus funcionários e hóspedes sobre a importância da luta cotidiana em termos individuais contra a mudança climática.

(*) Crédito da capa: geralt/Pixabay

(*) Crédito da foto: Divulgação/Iberostar Hotels & Resorts