Em levantamento, a Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo) detectou que o tráfego de passageiros cresceu em março frente fevereiro de 2021. Por outro lado, foram registrados estagnação nas rotas internacionais e aumento de viagens domésticas. Em relação a março de 2019, a queda na demanda foi de 67,2%.

De acordo com Willie Walsh, diretor geral da Iata, um ritmo positivo foi identificado em alguns mercados domésticos e existe otimismo relacionado a isso. “O ritmo positivo de março é importante e indica a forte recuperação que prevista aos mercados internacionais quando restrições às viagens forem suspensas. As pessoas querem e precisam voar”, afirma.

Todos os mercados, exceto o Brasil e a Índia, apresentaram melhorias em relação a fevereiro de 2021, com maior contribuição da China. Mesmo assim, a demanda doméstica total caiu 32,3% em relação aos níveis pré-pandemia.

Iata: mercados internacionais em março

  • Ásia-Pacífico

A queda no tráfego internacional foi de 94,8% frente o mesmo mês em 2019. É o nono mês consecutivo em que a região apresenta as maiores quedas de tráfego. A capacidade caiu 87% e a taxa de ocupação caiu 48,6 pontos percentuais, atingindo 31,9% em relação a março de 2019 – a menor entre as regiões.

  • Europa

As companhias aéreas apresentaram queda de 88,3% no tráfego internacional ante março de 2019. A capacidade caiu 80% e a taxa de ocupação caiu 35 pontos percentuais, atingindo 49,4%.

  • Oriente Médio

As empresas do setor apresentaram queda de 81,6% no tráfego internacional nos mesmos moldes de comparação anteriores. A capacidade caiu 67,2% e a taxa de ocupação caiu 32,3 pontos percentuais, atingindo 41,3%.

  • América do Norte

A região registrou baixa de 80,9% na demanda em março deste ano. A capacidade caiu 62,6% e a taxa de ocupação teve queda de 41 pontos percentuais, atingindo 42,9%.

  • América Latina

A queda foi de 82,4% para companhias aéreas na demanda de março. A capacidade diminuiu 77,4% e a taxa de ocupação caiu 18,1 pontos percentuais, atingindo 63,6% – a maior entre as regiões pelo sexto mês consecutivo.

  • África

As empresas do setor aéreo apresentaram queda de 73,7% no tráfego de março de 2021. A capacidade diminuiu 61,8% e a taxa de ocupação caiu 22,3 pontos percentuais, atingindo 49%.

Mercados domésticos

O tráfego doméstico de passageiros do Brasil caiu 54% em março em comparação com março de 2019. A razão para isso, segundo a Iata, está no aumento das restrições em meio ao aumento no número de casos da covid-19. O resultado foi pior em relação a fevereiro deste ano.

No Japão, o tráfego doméstico de passageiros do Japão caiu 58,3% na mesma base comparativa, apresentando melhora frente o mês anterior.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo)