A capital paulista é o destino com menor risco de superoferta para 2015
(foto: arquivo HN / Filip Calixto)

Município com o maior parque hoteleiro do País, a capital paulista confirma as previsões e encerra o ano da Copa do Mundo como o destino com melhores expectativas para investidores e operadoras hoteleiras entra as cidades-sede da competição. A afirmação é oriunda dos dados do último Placar da Hotelaria, divulgado no início da semana, e projeta o cenário desse mercado para as próximas temporadas. De acordo com o relatório, São Paulo apresenta horizonte com baixo risco nas três classficações hoteleiras analisadas.

Nas páginas do estudo, a maior metrópole brasileira é classificada como lugar com mercado hoteleiro saudável, apresentado níveis de ocupação que permitem a prática de boas tarifas, margens operacionais satisfatórias e rentabilidade adequadas sobre os investimentos.

Elaborado por uma parceria entre Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), HotelInvest e Senac São Paulo, o levantamento mostra que em 2015 a cidade, que já tem mais de 36 mil quartos de hotel, recebe mais 307 apartamentos mas não sofre queda nos índices de ocupação, que devem subir dos atuais 68% anuais para 69%.

Seguindo o exemplo da capital paulista, com baixo risco de superoferta e mantendo boas taxas de ocupação aparecem Curitiba, principalmente em hotés de categoria econômica;
Fortaleza, sobretudo em empreendimentos midscale; e Rio de Janeiro, nos segmentos econômico e upscal). Nestes mercados, o risco de a oferta crescer muito acima da velocidade da demanda ainda é pequeno.

Já na outra ponta, com alto risco de sobrar quarto pra pouca demanda estão Belo Horizonte, Cuiabá, Brasília, Manaus e Salvador.

Serviço
www.fohb.com.br
www.hotelinvest.com.br