De Foz do Iguaçu, PR*

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As mídias sociais e o trabalho de divulgação realizado nestes canais foram tema da palestra de Pedro Araújo, coordenador digital do Ministério do Turismo, durante o Festival de Turismo das Cataratas na tarde de hoje (18). O especialista apresentou o case do MTur, destacando o objetivo central da pasta: fazer com que se fale sobre viajar pelo Brasil nas redes sociais.

A pasta está presente em sete diferentes canais digitais, sendo três principais: Instagram, com mais de 24 mil seguidores, Twitter, com mais de 173 mil seguidores, e Facebook, com mais de 332 mil fãs. Araújo explica, no entanto, que a estratégia para desenvolver conteúdo é criar uma linha editorial diferente para cada mídia, de acordo com o objetivo buscado.

No Facebook, o que o MTur quer é interagir com os fãs, gerar engajamento. "Temos que envolver as pessoas antes de vender algo, falarmos 'compre aqui'", colocou o executivo. Para isso, posts diários, foco em imagens e dicas de destinos estão na pauta ali. Já o Twitter tem um caráter mais informativo: ali, o ministério faz cobertura de eventos ao vivo, posta notícias.

Por fim, o Instagram, aposta em outra estratégia: o conteúdo colaborativo. Ali, os viajantes interagem marcando o MTur ou usando a hashtag #partiubrasil, e têm suas fotos repostadas. 

"O que estas redes têm em comum? Nosso objetivo: queremos estimular as conversas sobre viagens pelo Brasil, queremos gerar nas pessoas o desejo de viajar. o que a gente quer fazer o tempo todo é estimular as conversas sobre viajar pelo Brasil. Nós apelamos, postamos sempre fotos bonitas", explicou ele, destacando o papel do MTur de valorizar o Brasil e a importância de conectar-se com um viajante que já tem na internet sua principal fonte de informação.

FIT Cataratas acontece entre hoje (18) e amanhã (19) no Rafain Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu.

Serviço
festivaldeturismodascataratas.com

*A reportagem do Hôtelier News viaja a Foz do Iguaçu a convite do FIT Cataratas e da Nobile Hotéis