Iniciada hoje (31), a XVIII Bienal Internacional do Livro do Rio deve atrair milhões de turistas à capital fluminense nos próximos dias. Com proporções nacionais, o encontro tem números que respingam na hotelaria da cidade. Um exemplo desse reflexo é o Grand Mercure Riocentro, que fica no mersmo complexo onde o evento acontece. A unidade hoteleira administrada pala Accor espera acréscimo de 90% na ocupação no período em que o encontro estiver aocntecendo.

Raphael Martini, gerente-geral da unidade, conta que para alcançar a lotação quase máxima, o hotel lançou mão de uma estratégia direcionada para atrair clientes que estejam no Rio em atividades vinculadas à Bienal. 

Questionado sobre que ações o hotel colocou em prática, o gerente detalha: "Link com tarifa promocional divulgado por e-mail marketing, divulgação em mídias sociais e inserção dos pacotes em pautas de veículos que condizem com a proposta dos eventos e atingem os nichos de interesse do hotel, divulgados pela assessoria de imprensa".

A tática tem o respaldo de quem já está habituado a buscar clientes que participam de convenções no pavilhão logo ao lado do hotel. Segundo argumenta Martini, normalmente 75% da ocupação do hotel vem dos eventos do Riocentro.

* Foto de capa: divulgação/Assessoria de Comunicação Niemeyer