Seguindo o exemplo de Marriott e Hilton, outra gigante norte-americana divulgou o balanço referente ao terceiro trimestre de 2021. Na última semana, a Hyatt Hotels Corporation reportou que que obteve lucro líquido de US$ 120 milhões, o que representa crescimento em relação ao mesmo período de 2020.

O Ebitda Ajustado também teve resultados positivos em comparação ao ano passado, atingindo US$ 110 milhões. O RevPar de hotéis próprios e alugados, por sua vez, aumentou para US$ 117,33 se comparado ao trimestre anterior, o que representa aumento de 39%. Por outro lado, o índice apresentou queda de 35,5% em relação a 2019, ano pré-pandemia.

O lucro líquido de quartos da rede, que adquiriu o ALG (Apple Leisure Group) recentemente, cresceu 6,9% frente a 2020. Mark S. Hoplamazian, presidente e CEO da Hyatt, reforçou que o resultado obtido superou as expectativas da empresa para o período, no qual foram abertos 20 novos hotéis ou 4.599 quartos, o que contribui para o aumento do desempenho do indicador.

“Estes números demonstraram a resiliência de nosso negócio. O Ebitda Ajustado para o terceiro semestre se aproximou de 70% dos níveis atingidos em 2019 e mais do que dobrou em relação ao trimestre anterior”, afirma.
As despesas com vendas, gerais e administrativas, totalizaram US$ 64 milhões.

Hyatt: demanda de lazer lidera retomada

Ainda de acordo com Hoplamazian, a demanda de lazer tem tido altas consecutivas durante o período de recuperação da hotelaria. “Além disso, o ímpeto para viagens de negócios e em grupo também está crescendo. A recuperação é evidente em mais mercados, conforme as restrições às viagens diminuem e as fronteiras reabrem”, diz.

O relatório aponta crescimento de 40% na receita transitória de negócios e em grupo em comparação ao segundo trimestre.

“Fizemos progresso significativo no terceiro trimestre em direção à execução de nossa estratégia de longo prazo por meio da aquisição do Apple Leisure Group. A transação foi encerrada em 1º de novembro e estou muito feliz em dar as boas-vindas aos colegas desta plataforma de lazer verdadeiramente única para a família Hyatt, expandindo significativamente nossas ofertas de lazer e posicionando a marca como líder no segmento de resorts de luxo all inclusive”, completa.

Além disso, o CEO da Hyatt afirma também que a empresa anunciou novo compromisso de US$ 2 bilhões para venda de ativos adicionais até 2024.

O aumento da demanda nos EUA e a forte recuperação na Europa são apontados pela rede como fatores essenciais para o aumento dos indicadores.

Gestão de franquias

A receita total de taxas de gestão totalizou US$ 96 milhões no período, alta considerável frente ao terceiro trimestre de 2020, que obteve US$ 40 milhões. As taxas básicas de gestão cresceram 158,8%, atingindo US$ 50 milhões; as de gerenciamento de incentivos aumentaram 54,7%, chegando a US$ 10 milhões; e as taxas de franquia subiram 141,6%, totalizando US$ 36 milhões. Outras receitas de taxas cresceram 40,4%, chegando a US$ 17 milhões.

O Ebitda Ajustado do segmento de gestão e franquia nas Américas aumentou para US$ 74 milhões no terceiro trimestre de 2021, em comparação com os US$ 16 milhões reportados no período em 2020. Já a receita líquida dos quartos cresceu 5,2%.

No Sudeste Asiático, Austrália, Nova Zelândia e Micronésia, o indicador caiu para o total de US$ 6 milhões. Em 2020, no mesmo período, a arrecadação foi de US$ 9 milhões. O resultado reflete o impacto das restrições a viagens, que continua a afetar a indústria hoteleira.

A receita líquida dos quartos, por sua vez, subiu 12,5% em comparação ao terceiro trimestre do ano passado. Na Europa, África, Oriente Médio e Sudoeste da Ásia, o Ebitda Ajustado obtido foi de US$ 5 milhões, alta considerável em comparação aos US$ 2 milhões atingidos em 2020.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hyatt Hotels