hurbReino Unido, Alemanha e Argentina foram os destinos com maior aumento em número de diárias no período

A mudança da proposta de diversos hostels e a oferta de serviços diferenciados, aliadas ao preço, vem dando resultado nos últimos meses. Um levantamento interno do Hurb – Hotel Urbano, agência online de viagens nacional, mostra um crescimento de 290% nas reservas feitas nesse tipo de acomodação entre julho e dezembro de 2019 após um aumento de 38% de seu portfólio global. A comparação é com o mesmo período do ano anterior e abrange apenas hostels internacionais.

Os destinos que mais se destacam, segundo dados da empresa, são Reino Unido, Argentina e Alemanha. Nestes locais, os hostels tiveram um aumento no número de diárias em 2129%, 1867% e 709%, respectivamente, com acréscimo no inventário de 285%, 20% e 47%. Já este ano, os hostels de Portugal despontam na frente no quesito crescimento de reservas. Em janeiro, o país registrou um aumento de 440% com apenas 3% de albergues a mais comparado a janeiro de 2019.

Hurb: mudanças de padrão

Para Beatriz Motta, head de Hotéis Internacionais do Hurb, os números comprovam que a imagem que se tinha dos albergues como hospedagens sem algum conforto está se renovando. “Houve um tempo em que os viajantes só se hospedavam em hostels pelo preço e sabiam que iriam sacrificar a qualidade da estadia. Logicamente o baixo custo conta, porém esses estabelecimentos hoje se preocupam em oferecer uma experiência autêntica do lugar. Muitos já têm atividades, bares em rooftops, alta oferta de tecnologia, além de um espaço de coworking, facilitando o networking entre empresas e startups globais”, afirma.

Modelo de acomodação muito forte na Europa, os hostels modernos apresentam novas características: investem em um atendimento de qualidade e programações que promovem maior interação entre os hóspedes. Muitos podem ser comparados a hotéis de alto padrão. Com a mudança de perfil desses estabelecimentos, a agência de viagens viu a necessidade de fazer novas contratações no ano passado. Beatriz ressalta a rede Generator, com vários albergues pelo mundo, como em Paris e Miami, que oferecem loja de viagem, bares e festas. A Rede Selina também está presente em diversos países, entre eles Brasil, México e Grécia. Suas hospedagens podem contar com espaço para trabalho, biblioteca e ainda são focadas em criar uma comunidade, por isso disponibilizam algumas atividades. 

Se por um lado a ideia de quarto apertado com vários beliches ficou para trás, por outro, a atmosfera de socialização presente nesses estabelecimentos ganha força, atraindo viajantes motivados a conhecer pessoas de diferentes cidades e países, outros idiomas e culturas.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hurb