Visando garantir maior participação feminina no setor de Tecnologia da Informação, o Hurb selou uma parceria com o Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio (Centro Técnico Científico da PUC-Rio). Com a iniciativa, a OTA – que tem boas perspectivas para 2022 – passa a financiar bolsas de estudo para seis alunas cursarem Ciência da Computação/Engenharia da Computação na universidade, com o objetivo de gerar mais oportunidades profissionais.

“Estamos muito felizes em incentivar a formação de profissionais para o setor de T.I e atrair talentos para uma área que só tende a crescer. A iniciativa e criação do programa é uma oportunidade de capacitar e inserir mulheres na área de tecnologia em um mercado aquecido, porém predominantemente masculino”, afirma Ana Feliciano, head de Educação do Hurb.

“Queremos contribuir e preparar as mulheres na intenção de fomentar conhecimentos que impactem a sociedade de forma significativa”, completa.

Parceria busca maior igualdade de oportunidades

O programa, bem recebido entre as alunas, visa mudar gradativamente a área de tecnologia, democratizando oportunidades para que cada vez mais mulheres atuem neste mercado. Gabriela Alcântara, uma das contempladas pelas bolsas, celebrou a parceria.

“Recebi todo o apoio que precisava, tanto sobre as informações necessárias para a matrícula quanto a mentoria, e principalmente pelo fato de apoiar mulheres que, assim como eu, querem atuar no mercado de T.I. É importante que este cenário mude, e nada melhor do que começar pela base”, aponta.

Já Maria Eduarda Gonçalves, também beneficiada pelo programa, afirma que estudar na instituição é uma grande oportunidade de crescimento em sua vida. “É uma política que eu apoio. Ela abre mais portas para alunas estudarem em grandes universidades. Iniciativas como essa, além dos movimentos sociais, ajudam a mudar nossa realidade”, acrescenta.

“Essa parceria torna possível a realização de sonhos para diversas mulheres, que agora serão parte do corpo discente de nossa instituição”, finaliza Markus Endler, diretor do Departamento de Informática.

(*) Crédito da foto: khamkhor/Pixabay