Previsto para dezembro deste ano, um novo transporte de passageiros percorrerá os canais da capital fluminense. Batizado de Arya, o projeto consiste em uma embarcação autônoma ecológica, desenvolvida pela Hurb Labs, divisão de pesquisas da Hurb, em parceria com a empresa latino-americana TideWise, especializada nesse tipo de veículo.

Com capacidade para 15 pessoas, o barco, a princípio, transportará colaboradores da Hurb em viagens de 20 minutos entre a estação de metrô Jardim Oceânico e a Península da Barra, onde se encontra a sede da plataforma de viagens. No entanto, a parceria tem como objetivo ampliar as rotas, conectando atrações turísticas e polos importantes, como o Pão de Açúcar e o centro do Rio.

“Estamos muito entusiasmados com esse projeto. O transporte pelo modal aquaviário proporcionará uma experiência flexível e criativa, com uma navegação em meio à natureza das lagoas da Barra da Tijuca”, afirma João Ricardo Mendes, fundador do Hurb. “Além da comodidade, a iniciativa é totalmente sustentável e vai chamar a atenção para a questão da preservação ambiental a partir da visibilidade que esperamos que ela alcance”, complementa.

Para seus idealizadores, o projeto integrará a malha urbana já existente na cidade, servindo como alternativa aos meios padrões de mobilidade. No exterior, este tipo de transporte vem se popularizando, como o “Roboat”, em Amsterdã, na Holanda. No Brasil, o Arya será o primeiro modelo em operação, com o know-how da TideWise.

Funcionamento e operação

Os Aryas utilizam sensores a laser (LiDAR), radares e sistemas de câmeras para navegar de forma segura nas mesmas vias que as embarcações convencionais. Eles também coletam dados ambientais durante todo o trajeto, permitindo-os operar em condições climáticas adversas. “Estamos aplicando toda a experiência de trabalho offshore nacional e internacional para tornar mais segura a viagem dos passageiros.” afirma Rafael Coelho, CEO da TideWise.

“Nós colaboramos com a Marinha do Brasil para a construção do primeiro regulamento provisório para operações de embarcações autônomas. A proposta está alinhada com o que está sendo feito ao redor do mundo, porque há um consenso mundial para que as regulações com o uso dessa nova tecnologia sejam similares, garantindo condições seguras para a operação”, complementa Coelho.

Ainda que possam ser operadas localmente, as embarcações autônomas contam com comunicação via satélite, 4G ou rádio com alcance de 18 quilômetros (km), para monitoramento e controle remoto.

100% elétrico

O veículo será completamente abastecido por painéis solares, instalados tanto na embarcação quanto no píer de atracação, que servirá como estação de recarga. Com isso, o Arya não emitirá gases poluentes durante a operação. Além disso, o barco tem capacidade de detectar óleo e poluição na água durante os percursos, auxiliando no monitoramento ambiental por agentes reguladores.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hurb