A recuperação do segmento de viagens é refletida em números de diferentes players do setor. Muito além da hotelaria, traveltechs também engordaram seus resultados em 2022, como mostra o balanço divulgado pelo Hurb. No período, a empresa cresceu 28% em faturamento frente ao ano anterior e ampliou seu portfólio de destinos ofertados.

A empresa incluiu oito companhias aéreas em seu site, conquistou mais de 254 hotéis diretos ativados na sua plataforma, passou a atuar em outros 10 pontos de partida fora do eixo RJ-SP e conquistou 47 novos destinos.
Desta forma, foram 402 mil quartos ocupados em 2022, com incremento de 28% na comercialização de diárias e movimentação de 1,2 milhões de viajantes

“Crescemos cerca de 20% na quantidade de destinos que oferecemos na plataforma, totalizando mais de 272 destinos visitados durante todo o ano que passou. Estes números mostram que as atividades turísticas estiveram nos planos dos brasileiros em 2022 e indicam que haverá destaques positivos em 2023 ”, comenta Gabriela Armstrong, head de Growth do Hurb.

No âmbito nacional, a companhia registrou opções de hotéis em 14 novos destinos, com mais de 295 contratos novos ou reativados. E para 2023, a empresa prevê crescimento de 56% nas diárias exclusivas da plataforma. Já no quesito internacional, cerca de 130 hotéis foram ativados diretamente no sistema do Hurb, o que resultou em mais de 880 mil quartos com disponibilidade exclusiva no Caribe e mais 65 mil no restante do mundo. Durante o ano, o Hurb marcou presença em 27 novos destinos internacionais, que contribuíram para aumento de 66% do faturamento de hotéis fora do país, 91% em diárias e 980 contratos – entre novos e reativados. Para este ano, a marca prevê aumento de 60% nas diárias exclusivas.

“O ano de 2022 foi desafiador, mas de grande importância para a criação de uma melhor jornada para nossos usuários. Realizamos mais de 1,9 milhões de atendimentos, conseguimos resolver cerca de 92% dos tickets que estavam abertos, reduzimos em 63% o índice de contato por viajante e aumentamos nosso NPS em 28%. Para este ano, queremos dar um novo passo e buscar as melhorias necessárias para aumentar nossa eficiência e autonomia no setor e estreitar ainda mais o relacionamento com nossos clientes”, explica Romario Melo, diretor de Customer Experience, Romario Melo.

Entre as ferramentas disponíveis na plataforma, destaca-se o alto desempenho do chatbot, que trabalhou, em horas,o equivalente a 186 consultores.

A expansão da marca foi além do previsto. Além de campanhas 100% digitais, o Hurb contou com a criação de 447 pacotes, vendeu 12 mil hotéis diferentes e levou viajantes a mais de 1.700 cidades. A empresa aproveitou a retomada do turismo e firmou parceria com novas marcas. Dessa forma, conseguiu expandir sua atuação desenvolvendo novos modelos de pacotes que envolveram ônibus, conforto, luxo e cruzeiros e ampliando a oferta de serviços para novas regiões, como Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Distrito Federal e Goiás, por exemplo.

Destinos mais procurados

O turismo regional ganhou força e muitos brasileiros optaram por viagens curtas e mais econômicas no último ano, ainda que não tenham abandonado alguns dos seus destinos internacionais preferidos. As principais escolhas dos viajantes Hurb foram Balneário Camboriú (13,4%), Gramado (8,3%), Maceió (7,7%), Orlando (6,4%), Cancún (6,1%), Salvador (5%), Natal (3,1%), Porto Seguro (3,1%), Jericoacoara (2,3%) e Recife (2,1%).

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hurb