HUB Resorts Brasil: evento celebra 20 anos da entidade e discute iniciativas sustentáveis

Dando continuidade à programação do evento, Sérgio Souza, presidente do Conselho da Resorts Brasil; Rubens Régis e Alberto Cestrone, ambos ex-presidentes da entidade, que comentaram sobre os 20 anos de atuação da associação, que lançou publicação especial de aniversário durante o evento.

“Nesses anos todos, nos tornamos referência, sendo importante a maneira como a entidade se posiciona, colocando os interesses dos associados acima de tudo”, afirmou Souza.

Cestrone, por sua vez, comentou sobre a importância do benchmark com os associados, pontuando que a troca de informações e opiniões é vital para o desenvolvimento da relação entre a entidade e membros associados.

HUB Resorts Brasil - Souza_Régis_Cestrone

Representantes da Resorts Brasil celebram os 20 anos de atuação da entidade

“É só com essa troca que teremos crescimento real do setor, por isso é extremamente importante criar essa relação com o associado. Minha gestão foi um momento de estreitar a relação entre as associações ligadas ao turismo nacional. Somente uma estrutura ágil e um relacionamento forte permitem que a entidade se mantenha em destaque no setor”, acrescentou.

Ao final do momento, também foi mencionada a eleição de Marcelo Picka Van Roey para a presidência da entidade para o biênio 2022-2023, substituindo Souza.

Painel discute sustentabilidade nos resorts

Em seguida, a professora doutora Cláudia Martins Pantuffi, do Senac-SP, apresentou o painel Práticas de ESG nos Resorts juntamente com a aluna Daniele Perestrelo Gomes Freire. Na ocasião, foram debatidas as principais tendências de sustentabilidade no setor.

“Hoje, pensamos na sustentabilidade como um conceito. Mas, na verdade, isso envolve outros fatores, como o compromisso social, o aquecimento da economia, entre outras questões extremamente importantes”, pontuou Cláudia.

HUB Resorts Brasil - Painel_Práticas_ESG

Painel comenta iniciativas sustentáveis nos resorts

Daniele, por sua vez, complementou a fala da professora, destacando a importância da adoção de práticas sustentáveis nos empreendimentos hoteleiros, ressaltando que a hotelaria sustentável é uma tendência que tem ganhado cada vez mais notoriedade por conta dos benefícios que pode trazer.

Ao final da apresentação, foram distribuídas sementes e outros produtos naturais para os participantes do evento.


HUB Resorts Brasil: abertura traz apresentação de relatório sobre o setor

Foi aberto hoje (15), em São Paulo, o HUB Resorts Brasil, promovido com o objetivo de compartilhar com o mercado dados e informações sobre o futuro do setor, além de comentar sobre as principais reflexões e tendências. O evento, que encerra a Jornada Resorts Brasil, iniciada em agosto, começou com o lançamento do relatório Radar Resorts Brasil, desenvolvido em parceria com a JLL, ReviewPro, Senac-SP e STR.

Participaram da apresentação: Ana Biselli Aidar, diretora executiva da Resorts Brasil; Juliana Salles, também representante da entidade. Maria Ulrich, diretora de Vendas da ReviewPro; Antonio Bonfato, professor do Senac-SP; Ricardo Mader, managing director da JLL; e Patrícia Zulato, country manager da STR.

De acordo com Juliana, foram elencados diversos indicadores do setor econômico, fluxo aéreo de passageiros nacionais e internacionais, status de vacinação e informações sobre restrições a viagens.

Bonfato falou, em sua participação, sobre as expectativas e preocupações do setor. “Temos uma alta de preços que obviamente irá refletir diretamente na operação dos resorts, como aumento das despesas com alimentos. É uma recuperação lenta, mas acredito que, para o setor, 2022 será um bom ano, com bons indicadores”, pontuou.

Mader também comentou sobre o panorama do setor, pontuando o surgimento de grandes grupos de resorts ao redor do mundo. “Os investidores gostam de apostar nos hotéis porque é um mercado bastante transparente. No Brasil, temos notado crescimento bastante significativo, com novos empreendimentos surgindo. Os dois anos de pandemia foram duros, mas estamos nos recuperando”, ressaltou.

HUB Resorts Brasil - Ricardo_Mader

Mader traz boas perspectivas para o setor no pós-pandemia

Dados do relatório

O Radar Resorts Brasil contou com participação de 48 resorts, analisando indicadores que refletem diretamente no desempenho do segmento, como diária média, RevPar, TrevPar, entre outros.

“Acredito que em breve também possamos analisar dados de resorts do mundo inteiro e fazer uma comparação com a situação do Brasil. Estamos fazendo diversos recortes, como praia, interior, all inclusive, entre outros. E quanto mais empreendimentos participando, mais completos são os dados do relatório”, finalizou Patrícia.

(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News