Na tarde de hoje (30), Thiago Akira, consultor de Marketing Digital para o Turismo, participou de uma live promovida e mediada por Diego Corrêa, estrategista de Marketing Digital da HSystem Tecnologia, que anunciou recentemente uma parceria de distribuição com a Omnibees. A transmissão abordou o tema vídeo ads na hotelaria, com dicas para obter resultados cada vez mais positivos e aumentar a relevância da marca com conteúdo de vídeo na internet.

Na ocasião, Akira falou sobre tendência das mídias sociais, que têm adotado o vídeo como formato principal de conteúdo e citou o Instagram como exemplo de rede social que adotou o formato como o de maior alcance.

“É um dos formatos que têm mais entrega sensorial e deixa menos interrogações quando o assunto é se comunicar. O digital e o vídeo são a combinação perfeita”, pontuou.

O profissional ressaltou sobre a importância do vídeo nas estratégias de conteúdo e trouxe estatísticas sobre as maiores plataformas da internet e a quantidade de usuários que cada uma delas alcança.

O Facebook aparece ainda como a plataforma de maior alcance. Atualmente, são 130 milhões de brasileiros consumindo conteúdo de vídeo na rede social. Youtube, Whatsapp e Instagram aparecem logo em seguida.

“O ideal para produzir conteúdo é ter a cabeça aberta para diferentes ideias. Muitas vezes, um conteúdo produzido por um advogado, por exemplo, pode ser ajustado para o turismo e trazer excelentes resultados. Assim, você vai avaliar o que funciona ou não para a sua marca”, ressaltou Akira.

Ele declarou ainda que na maioria dos casos o conteúdo se sobrepõe à qualidade da edição e falou da importância de entender a jornada do potencial cliente para conseguir atraí-lo. Uma pesquisa realizada pela Comscore pontuou que 61,5% da população digital brasileira é exclusivamente em dispositivos mobile, resultando também em aumento do segmento de viagens nas redes digitais.

HSystem: estratégias para a hotelaria

Durante a live, Akira falou acerca do conteúdo de vídeo como ferramenta de vendas mais completa para diferentes tipos de produto, podendo ser utilizado em diversas estratégias, como landing pages.

“O vídeo traz um score maior para a sua página, porque o usuário vai passar mais tempo lá assistindo àquele vídeo. Vídeos com landing page, por exemplo, conseguem aumentar em até 80% as conversões de clientes”, disse.

Em relação ao conteúdo para o setor hoteleiro, ele avaliou que o perfil de um hotel – corporativo ou de lazer, por exemplo – é um dos fatores que definem qual tipo de abordagem o empreendimento deve adotar.

Seguindo o pensamento de Akira, Corrêa afirmou que, na hotelaria, é importante informar ao cliente de forma clara, concisa e com o máximo possível de informações que auxiliam na jornada de compra.

“Se você tem um hotel pé na areia, é importante que você já deixe isso definido. Quanto mais informações sobre o empreendimento, melhor. E os vídeos atuam muito bem neste funil de compras”, afirmou.

“Hoje vemos que as pessoas estão consumindo vídeos rápidos e com uma qualidade mais baixa de produção, mas rico em conteúdo, o que traz muito mais benefícios”, completou Corrêa, que afirmou ainda que anexar vídeos nos motores de reserva dos hotéis é uma vantagem em relação à maioria das OTAs, que não costumam utilizar o recurso.

Durante a apresentação promovida pela HSystem, Akira afirmou que um dos pontos fortes não só para a hotelaria é criar cases com depoimentos de pessoas reais, tornando a comunicação mais leve e humanizando a marca.

“Meu conselho é: consuma bastante conteúdo e adapte o que já existe para a sua realidade, pensando em novas dinâmicas. Você pode pegar várias referências e tentar desenhar um plano de conteúdo que se adeque à proposta da sua marca”, finalizou.

Video ads, remarketing e funil de vendas

Na explanação dos temas, os palestrantes ressaltaram que é extremamente importante alinhar os objetivos do conteúdo com as opções disponibilizadas pela plataforma, resultando assim em maior engajamento.

“No remarketing, traz-se o mesmo conteúdo para as mesmas pessoas, e isso não vai funcionar, porque não converteu na primeira vez. É interessante trazer sempre algo novo, um diferente ponto de vista para atrair o cliente”, afirmou Akira.

Normalmente, segundo ele, os anúncios podem ser utilizados para atingir pessoas fora da base de clientes, podendo atingir novas conversões com conteúdos específicos para cada etapa do funil de vendas.

Corrêa disse que a estratégia também se aplica a resorts com parques temáticos. “Neste sentido, o conteúdo de vídeo é uma ferramenta ideal. Quanto mais bonito o lugar, melhor o conteúdo”, analisou o profissional da HSystem.

(*) Crédito da foto: Reprodução de internet