HSMAI Strategy Conference: a importância da mudança do mindset de líderes
12 de novembro de 2020Na sequência de palestras da HSMAI Strategy Conference, Gabriela Otto, presidente da HSMAI Brasil, convidou Viviane Narducci. Sócia diretora da Narducci Consulting, professora da FGV (Fundação Getulio Vargas) e coordenadora da ESPM, a speaker abordou a importância da mudança do mindset de lideranças no novo normal.
Em um cenário pós-crise, com o turismo e a hotelaria intimamente impactados, gestores têm muitos desafios pela frente. Questões sobre como motivar equipes, como manter os negócios e a avalanche de novas tecnologias são apenas a ponta do iceberg. “O Brasil é um país que poderia viver de turismo. E agora é a hora de acreditar nisso. Por mais que falem sobre agências, hotéis e marcas, quem faz isso acontecer são os gestores”, ressalta Viviane.
A palestrante destaca que a primeira mudança que precisa ser vista é na própria mentalidade do líder. Ou seja, no mindset. “Lembrem-se que não se trata apenas da pandemia. O mundo 4.0 agora já está sendo chamado de 5.0, onde tudo é incontrolável. E precisamos saber lidar com isso, a coexistir com a tecnologia, internet das coisas e inteligência artificial”, complementa.
Em sua fala, Viviane ainda afirma que para o mercado dar os próximos passos, é necessário interpretar os últimos fatos e acontecimentos com um novo olhar. “É necessário que todos nós interpretemos os fatos do entorno com um novo mindset. Quando lidamos com mudanças, não apenas saímos na zona de conforto, mas trazemos junto muita nostalgia. O passado traz experiência, mas temos que entender que estamos no presente”.
HSMAI Strategy Conference: formas de pensar
A professora também elencou algumas formas de pensar e atitudes que são pontos de atenção para os gestores. O primeiro fala sobre abraçar o mundo digital. Não apenas com novas ferramentas, mas entender a necessidade de capacitação do time. “Na hotelaria, por exemplo, temos o check-in e check-out online. Isso foi acelerado com a pandemia. Quando vejo robôs assumindo papéis operacionais, acho maravilhoso. As máquinas não substituem pessoas. Elas precisam coexistir”.
Outro ponto sensível é a comunicação clara e assertiva. “Não adianta colocar uma caixa de reclamações e não prestar atenção. Quando nos comunicamos de forma assertiva, conseguimos gerar confiança junto aos hóspedes. E isso não apenas agora”.
Visão sistêmica e mente aberta complementam a lista elaborada pela professora. Para ela, gestores precisam ter uma visão macro do negócio, olhando para todas as áreas individualmente e em conjunto. “Faça eventos internos, troque informações. Não olhe apenas para uma área, porque de nada adiantará. Hoje, não nos dividimos apenas em soft e hard skills. Existe uma etapa chamada metaskills, que todos precisaremos ter para estarmos confortáveis com mudanças, pois tudo vai mudar o tempo todo”, acrescenta.
(*) Crédito da capa: mohamed_hassan/Pixabay
(**) Crédito da imagem: reprodução da internet