Para este ano, a palavra de ordem na hotelaria é retomada. Apesar da apreensão trazida pelo surgimento da variante Ômicron – que trouxe consequências como o cancelamento de eventos – cerca de 50% dos hoteleiros estimam, em 2022, faturamento igual ao de 2019, ano pré-pandemia, segundo levantamento da HSMAI Brasil (Hospitality Sales & Marketing Association International). Para a pesquisa, foram entrevistados cerca de 400 profissionais do setor hoteleiro. O cenário otimista é atribuído às mudanças positivas registradas no ano passado.

HSMAI - Gabriela_Otto

Gabriela fala de expectativas para 2022

De acordo com o Gabriela Otto, presidente da HSMAI Brasil, a hotelaria também está mais unida, resiliente, criativa e competente. “A HSMAI, que é a única entidade que, além de dados de mercado, fornece dicas para quem está no dia a dia da estratégia hoteleira, se orgulha por ter caminhado ao lado dos profissionais do setor no momento em que eles mais precisavam, contribuindo diretamente para a ampliação e intensificação do pensamento estratégico”, pontua.

“Neste sentido, lançamos o Global Coronavirus Recovery Resources, além de uma série de ações voltadas ao aperfeiçoamento do hoteleiro e recuperação do mercado ao longo dos últimos anos”, acrescenta.

A pesquisa aponta, por outro lado, que 28% dos hoteleiros estimam redução de até 10% na receita em 2022, e 22% acreditam que esta redução será entre 11% e 25%, indo na contramão do otimismo da maioria. Além disso, os dados evidenciam que o avanço em share dos canais diretos durante a pandemia está diretamente ligado ao comportamento do viajante, que tem buscado maior agilidade, segurança e melhores condições.

Outros indicadores

No ano passado, as OTAs responderam por 10% a 20% do faturamento, para 42% dos participantes da pesquisa. Já outros 31% apontam que o canal teve contribuição de 30% a 40% na receita. Outros 19% afirmaram que essa contribuição é de 5%, e 9% observaram participação de 50% do canal no faturamento.

Em relação à demanda para 2022, 51% dos profissionais entrevistados afirmam que ela será superior aos níveis de 2019. Além disso, 90% apontaram os investimentos em Marketing e Tecnologia como prioridade para este ano.

Por fim, 52% dos hoteleiros acreditam que o foco na demanda local e os eventos híbridos são tendências que devem se manter por um período considerável após a pandemia.

(*) Crédito da capa: joelfotos/Pixabay

(**) Crédito da foto: Divulgação/HSMAI Brasil