Feriado está chegando e a redação do Hotelier News vai aproveitar o Corpus Christie para recarregar as energias da equipe. Dessa forma, o site não publicará notícias amanhã (3) e sexta-feira (4), voltando no sábado (5) com novidades. Nesta data, daremos início a uma nova série especial de reportagens, que vai abordar dois temas muitos importantes para o futuro da hotelaria nacional:  formação profissional e inserção no mercado de trabalho.

Na quatro primeiras matérias, Nayara Matteis e Lucas Kina, redatora e repórter do Hotelier News, respectivamente, mergulharam a fundo na situação atual dos cursos de graduação em Hotelaria. Entre outras coisas, os dois jornalistas mostrarão se as faculdades já adaptam a grade à crescente digitalização do setor e o que andam fazendo as escolas suíças – grandes referências mundiais – neste sentido. Além disso, discutirão de que forma a pandemia impactou na atração de novos alunos e nas perspectivas desses jovens no mercado de trabalho.

“Os alunos que procuram os cursos apresentam um perfil diversificado: jovens egressos do ensino médio, profissionais que já atuam na área e buscam se desenvolver e até estudantes cujas famílias já possuem ou estão desenvolvendo empreendimentos na área”, comenta Marcia Akemi Baltieri, coordenadora do curso em Tecnologia em Hotelaria do Centro Universitário Senac – Santo Amaro e uma das entrevistas pela equipe do Hotelier News. “O que todos têm em comum é o grande interesse em ter uma atuação profissional que permita a interação com pessoas em um ambiente de diversidade e com potencial de carreira internacional”, completa.

“O Pedro que foi para Les Roches não é o mesmo que voltou. Mudou minha vida de uma maneira positiva. Todas as instruções que recebi, aliado a morar fora e conhecer pessoas de todo o mundo, agilizou meu amadurecimento pessoal e profissional. Sou muito grato à essa experiência e recomendo isso para todos. Ter contato com diferentes culturas é muito rico na formação de qualquer profissional da hospitalidade”, disse Pedro Freire, diretor associado na JLL, ex-aluno de Les Roches e também entrevistado para a primeira reportagem da série.

Hotelier News: mais conteúdos

As quatro reportagens finais focarão no mercado de trabalho e nos desafios desses jovens profissionais para se inserirem. Por onde começar? Hotelaria independente ou de rede? Onde é mais fácil progredir? Onde se aprende mais? Quais prós e contras de cada uma delas? Qual a média salarial de quem está começando a carreira?

As duas últimas matérias, aliás, permitirão ver isso de perto. Nayara e Kina vão acompanhar o dia a dia de dois profissionais de hotelaria em início de carreira. “Eles, apesar de todos os empecilhos colocados em seus caminhos, surpreenderam-se com seu otimismo no setor que escolheram atuar. Acompanhar a rotina do Denis Antônio, sua história e seu trabalho, assim como tantos outros colaboradores e estudantes citados nessa série, mostram-nos a razão pela qual a hotelaria é conhecida por sua resiliência”, avalia Nayara.

Hotelier News - especial Educação_Dênis Antônio

Antônio foi acompanhado pela reportagem em seus primeiros passos na profissão

 

Acompanhe, então, a serie de reportagens sobre formação profissional e inserção no mercado de trabalho, que será publicada todos os sábados até o final de junho.

(*) Crédito da capa: Rodrigo_SalomonHC/Pixabay

(**) Crédito da foto: Nayara Matteis/Hotelier News