De terça-feira a sábado, ela não falha. Dá 8h da manhã e a caixa de e-mail de milhares de pessoas a recebe. Há 18 anos as notícias do Hotelier News chegam a você por esse canal de comunicação, um dos mais acessados pelos leitores. Agora, obviamente a newsletter não é nossa única maneira de chegar perto de você, embora seja bastante efetiva. Hoje, existem ainda as redes sociais, o YouTube, o WhatsApp e, claro, o portal – que é nosso hub principal de informações. Sim, porque é possível consumir nosso conteúdo por diferentes maneiras e formatos atualmente – e isso continuará sempre em evolução, aliás como ocorre há quase duas décadas.

Hotelier News - time de notícias_interna

Harmonia sempre marcou o clima de trabalho

Para fazer essa roda girar, o Hotelier News mantém um time totalmente dedicado à produção de conteúdo. Essa equipe, que já teve seis pessoas no passado, é atualmente formada por três: Vinicius Medeiros, Nayara Matteis e Lucas Kina – invariavelmente Peter Kutuchian ainda dá também sua contribuição. De segunda-feira à sexta-feira, é uma média de nove reportagens diárias sobre tudo que acontece na indústria de hospitalidade brasileira e mundial. Aos sábados, as novidades mais recentes são as matérias sob forma de séries especiais, como as feitas sobre a trajetória do Maksoud Plaza e a formação dos hoteleiros.

Vale destacar que o conteúdo do Hotelier News conta também com a participação fixa de articulistas como Júlio Gavinho, Otávio Novo e Wanderléa Trajano, que há anos contribuem com artigos para o site, e colaboradores mais recentes, como Thaís Faccin, Jeferson Munhoz e Ana Beatriz Ponte. Outra novidade aos sábados é a sessão Opinião, que convida dois executivos da indústria de viagens para apresentar sua visão sobre um tema elencado pela redação. Orlando Souza, Francisco Costa Neto, Manoel Linhares, Mariana Aldrigui, Waleria Fenato e Gustavo Syllos foram alguns dos profissionais que já deram sua parcela de colaboração. A todos esses parceiros, nossos eternos agradecimentos!

O dia a dia da redação

Até o início desse ano, o Hotelier News mantinha um escritório na região da Berrini, na zona sul de São Paulo. Aliás, por muitos e muitos anos ter uma redação (física) foi uma realidade, algo que mudou com a chegada da pandemia. “A pandemia afetou toda hotelaria e nós, que também integramos a cadeia produtiva do setor, também fomos atingidos. Até por segurança e saúde de todos, passamos para um modelo remoto de trabalho e entregamos o escritório, o que também nos ajudou a diminuir custos. Agora, para ser sincero, essa decisão já se encaminhava antes mesmo da chegada da Covid-19 às nossas vidas”, explica Kutuchian, fundador e CEO do Hotelier News.

De fato, antes mesmo da pandemia, a redação já trabalhava em um modelo híbrido. “Vínhamos para o escritório duas vezes por semana e, às segundas, quartas e sextas-feiras, já trabalhávamos de casa. Era uma forma de dar mais qualidade de vida à equipe, evitando deslocamentos longos e horas perdidas no trânsito de São Paulo”, acrescenta Medeiros, editor-chefe do Hotelier News. “Então, já praticávamos o anywhere office antes mesmo da pandemia, o que nos possibilitou uma adaptação muito rápida e tranquila a essa nova realidade de reuniões virtuais e uso intensivo de WhatsApp para nos comunicarmos”, completa.

Atualmente, a redação faz uma reunião mensal de pautas. Delas surgem pelo menos 20 matérias autorais que são publicação ao longo de cada mês. Elas se desdobraram em dezenas de telefonemas, e-mails e mensagens de WhatsApp para apurar esses conteúdos. “O profissional que já trabalhou aqui conhece minha frase clássica: jornalismo é checar e ‘rechecar’ informações. Então, cobro bastante de todo time isso. Nada é publicado aqui sem ter certeza da mensagem passada ao leitor”, descreve Medeiros, que trabalha no Hotelier News desde 2018.

O relacionamento com as fontes é parte vital do trabalho, mas não só com elas. Neste sentido, a parceria com profissionais de agência de comunicação e assessoria de imprensa é essencial para a entrega dos conteúdos que chegam a vocês. “Fica até difícil citar alguma agência em especial ao longo desses 18 anos. É tanta gente, tantas empresas parceiras, que é melhor agradecer a todos e todas. Não quero me comprometer”, brinca Kutuchian.

O time por trás das notícias

Lucas Kina

Hotelier News - Lucas Kina

Nas horas vagas, Kina gosta de andar de skate

Antes do Jornalismo, Kina cogitava se tornar jogador de futebol. Mesmo com a paixão pelo esporte mantida até hoje como torcedor do Santos, a ideia de tornar isso uma carreira não demorou muito a passar. Ele ingressou na Faculdade Cásper Líbero em 2016, formando-se jornalista três anos depois.

Quando não está escrevendo, no entanto, continua praticando e utilizando o futebol como refúgio. Além disso, Kina surfa e anda de skate quando possível, aproveita os amigos, assiste a séries de TV, lê livros e reportagens sobre política, escuta podcasts variados e fica com a família.

Filho mais velho de três, Lucas trabalha no dia-a-dia não só para anseios profissionais próprios, mas também para inspirar e servir de espelho aos irmãos mais novos. Com passagens por Diário do Turismo e Brasilturis Jornal, Lucas Kina foi estagiário no Hotelier News entre 2018 e 2019, retornando em 2021 como repórter.

Nayara Matteis

Hotelier News - Nayara Matteis_1

Nayara é uma amante das viagens e da natureza

Graduada em Jornalismo pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Nayara chamou atenção desde a entrevista de emprego. Curiosa e atenta, fez as perguntas certas e ganhou a vaga. E, pelo que ouvimos de nossas fontes, segue neste padrão, sempre fazendo os questionamentos corretos e, com isso, escrevendo excelentes reportagens.

Hoje, é muito mais do que uma repórter no Hotelier News. Cria pautas, entrevista, edita, faz coberturas de eventos e até escreve In Locos, outrora uma primazia de Kutuchian. Espirituosa, é uma integrante fundamental na engrenagem que faz a redação do portal funcionar.

Nas horas vagas, gosta de refugiar no mato, como ela mesma admite. Neste feriado de 9 de julho, por exemplo, não perdeu a oportunidade de estar em contato com a natureza e viajou para Santo Antônio do Pinhal (SP), que fica nas proximidades de Campos do Jordão. Foi recarregar as baterias para voltar com tudo na segunda-feira (12).

Vinicius Medeiros

Hotelier News - Vinicius Medeiros e família

Medeiros com Carolina e as filhas no Ceará

Medeiros tem uma história com o Hotelier News. Foi um dos primeiros funcionários do site, além de correspondente original no Rio de Janeiro. O retorno, em 2018, praticamente coincidiu com sua mudança para São Paulo. Diz-se um carioca já plenamente adaptado à correria paulistana e, mais ainda, descarta um retorno para a cidade natal. Também pudera, afinal em São Paulo se casou e teve suas duas filhas gêmeas, Gabriela e Maria.

Formado pela PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), já trabalhou em jornais e agências de comunicação e redescobriu na indústria de viagens uma paixão profissional. Nas horas vagas, gosta de “sofrer” com seu Fluminense, outra grande paixão. É daqueles que não perde um jogo, vai ao estádio e, se preciso, viaja para ver seu clube de coração atuar.

Curtir o crescimento de Gabriela e Maria é outra prioridade no tempo livre, assim como passar o tempo com a esposa Carolina e a família. Por isso, toda vez que pinta um tempinho, faz a ponte-aérea para estar perto também dos pais e da irmã, além das sobrinhas e amigos. Refugiar-se no Ceará, onde possuem um casa perto de Jericoacoara é outro programa anual obrigatório, como ilustra a imagem ao acima.

(*) Crédito da capa: Vinicius Medeiros/Hotelier News

(**) Crédito das fotos: Arquivos pessoais