Foram quase cinco anos de intervalo, mas em 2021 o Hotelier News em parceria com a QI Profissional retomam o Prêmio VIHP (Very Important Hotel Professional). A sétima edição da premiação retorna seguindo os mesmos moldes, porém em um evento online devido a pandemia.

De acordo com Peter Kutuchian, CEO do Hotelier News, a volta da premiação era um desejo antigo, que acabou sendo postergado com a chegada do coronavírus. Mas, como tudo acontece por alguma razão, ele ressalta que o momento é propício para reconhecer profissionais que fizeram a diferença em tempos de crise.

“Nossa ideia era rever o modelo da premiação. Resolvemos colocar em prática os planos de 2019, que tinha como meta retomar o Prêmio VIHP em 2020. Com a retomada da hotelaria, entendemos a ocasião como uma homenagem aos hoteleiros que passaram por muitos desafios nos últimos meses. É um acalento para o setor”, define.

Os critérios de avaliação são sigilosos, mas no total, 25 pontos são levados em consideração na hora de julgar os candidatos. Entre as mudanças deste ano estão as candidaturas de profissionais que não estão recolocados no mercado.

Consultor de carreira da QI Profissional e responsável pelo mapeamento de candidatos, Marcio Moraes destaca que as pontuações avaliam critérios como tempo de casa, promoções, número de idiomas, cursos realizados, formação acadêmica, entre outros itens.

“A QI será responsável pela análise de currículos, que determinará quem são os finalistas. Em seguida, uma bancada de jurados votará para quem será o vencedor. Os avaliadores ainda não foram definidos, mas são profissionais do alto escalão da hospitalidade como diretores, presidentes, vice-presidentes, além de consultores e headhunters”, adianta Moraes.

Kutuchian acrescenta que o Prêmio VIHP optou por não adotar votação popular como uma maneira de fazer da premiação mais justa para todos os candidatos. “Os critérios de avaliação se baseiam apenas no currículo da pessoa. Buscamos formas de fazer deste um prêmio verdadeiro, sem fins lucrativos e sem cobrar nada dos candidatos”.

A curadoria dos profissionais pode acontecer de diferentes maneiras. A própria QI chama o candidato para participar, a própria pessoa pode se indicar ou ser indicada por terceiros. “Temos uma régua que varia de cargo para cargo. Se não tiver formação, por exemplo, não entra. Tudo vai depender da categoria e exigências que cada posição demanda”, complementa Moraes.

Prêmio VIHP - verena

Verena e Kutuchian na premiação de 2016

Prêmio VIHP: ganhadores

Para celebrar o retorno da premiação, o Hotelier News conversou com quatro ganhadores de edições passadas. O reconhecimento teve impactos diferentes na vida profissional de cada um, mas todos ressaltam a importância de retomar a comemoração após tantos desafios enfrentados pela hotelaria.

Vencedora da categoria Melhor Gerente Geral Midscale em 2016, Verena Borgéa atuava no Quality Jardins quando foi consagrada com a premiação. Convidada pela QI a participar, ela afirma que o reconhecimento foi um divisor de águas em sua carreira. “Minha trajetória mudou muito depois do prêmio. Estava há 12 anos na Atlantica Hotels e há cinco no mesmo empreendimento. Era um momento de busca para mim, pois estava à procura de novos desafios. No dia seguinte à premiação, recebi um convite da BHG (Brazil Hospitality Group) para assumir a gerência geral do Hotel Belas Artes”, relembra.

Ganhador da categoria Melhor Gerente Geral de Resort em 2011 pelo Sofitel Guarujá Jequitimar, Carlos Pollak também foi indicado, enaltece o momento escolhido para retomar a premiação. “Estamos vindo de um período muito desgastante e acho bacana pensar em um reconhecimento como este. As pessoas que mantiveram o setor vivo, e estas são as maiores merecedoras. É a hora de dar oportunidade para novos profissionais se destacarem”.

Em 2011, Carlos Bernardo respondia como gerente geral do Novotel Jaraguá, trabalho que lhe rendeu o prêmio de Melhor Gerente Geral de Hotel Upper Midscale – reconhecimento que ele leva com carinho em seu currículo. “Me deixou muito satisfeito observar que, de fato, existem exigências comprobatórias de tudo. Quando participei, me pediram comprovantes de cursos, graduações, idiomas, viagens, etc. Isso é muito respeitoso com o profissional. É um prêmio que consolidou o meu passado e tudo que eu havia construído até ali”.

Ganhador na edição de 2012, Philippe Godefroit, gerente geral do Hotel Gran Marquise, acredita que o setor é carente de reconhecimentos individuais, como é o caso do Prêmio VIHP. “É importante que a hotelaria valorize mais os profissionais que estão se esforçando e trabalhando duro. Temos pouco reconhecimento se compararmos com outros mercados”, avalia.

Prêmio VIHP - Pollak

Pollak foi reconhecido como Melhor Gerente Geral de Resort

Categorias

O Prêmio VIHP 2021 ainda não tem data certa para acontecer, mas assim que definida será amplamente divulgada no trade. Apesar de acontecer em formato virtual, Kutuchian afirma que o modelo permite que a premiação tenha maior abrangência, atingindo profissionais de todas as regiões do país.

“Ainda não temos segurança para realizar um evento 100% presencial, mas o modelo online deve impulsionar a participação de profissionais de todo o Brasil. O prêmio será entregue pelo correio e a cerimônia de premiação será via Zoom”, adianta Kutuchian. Profissionais interessados podem enviar seus currículos pelo email [email protected].

Abaixo, você confere as 18 categorias da edição 2021.

 

1. Gerência Geral = independente
2. Gerência Geral = rede
3. Gerência Geral de Resort – Premio ABR –
4. Gerência de RM
5. Gerência de RH
6. Gerência de RH – Prêmio Capih
7. Gerência de Marketing e Vendas
8. Gerência de Manutenção/Engenharia
9. Gestão de Hospedagem/Recepção
10. Gerência de Governança/Governanta
11. Gestão de Eventos
12. Chef de Cozinha
13. Melhor Chef Patisserie
14. Melhor barman – Associação de Barmen do Brasil
15. Gestão de Compras e Suprimentos
16. Gerência de Alimentos e Bebidas
17. Gerência Administrativa/Financeira (Controller)
18. Concierge – Prêmio Les Clefs D’Or

(*) Crédito da capa: arquivo HN

(**) Crédito das fotos: arquivo pessoal