Em julho, um ciclo importante se completa. Ao longo de todo mês, o Hotelier News celebrou seus 18 anos de fundação com uma série de reportagens especiais. Passado, presente e futuro foram abordados nesses conteúdos, mas, mais importante do que relembrar passagens anteriores ou falar sobre os planos no médio e longo prazos, é dar destaque às pessoas que nos ajudaram a ser esse portal de notícias reconhecido atualmente no setor hoteleiro. Hoje (26), trazemos uma delas, que teve papel decisivo na construção dessa marca.

Desde já, portanto, agradecemos, e duplamente: primeiro pelos seus anos de esforços e, segundo, por esse texto. Obrigado, Thais Medina, que do Hotelier News saiu para construir uma vitoriosa carreira profissional e, hoje, lidera a agência Business Factory.


Era agosto de 2006 e eu estava no auge dos meus 22 aninhos, mas já com um desafio que não imaginava que seria tão engrandecedor: ser editora de um veículo de comunicação que também estava em sua fase inicial de vida e que muito admirava.

Àquela época, o Hôtelier News – cujo nome ainda era escrito com acento – estava engatinhando. Nossa sede era em uma edícula na qual o Peter Kutuchian (publisher e fundador) morava, no Brooklyn, em São Paulo, e os nossos almoços eram realizados na cozinha de sua casa, muitas vezes com a presença da Luísa (fiel escudeira e assistente da família), Solange (sua esposa e parceira de trabalho) e do Giorgio, à época um bebê com idade próxima ao Hotelier News – e hoje um homem com um vozeirão mais forte que o do pai.

E foi naquele ambiente familiar e com a simplicidade de início de empresa que começamos a tracionar o negócio. A gente se convidava para muitas feiras e eventos, realizávamos ligações e mais ligações em busca de conteúdos diferenciados, tínhamos metas de notícias diárias cuja programação era rabiscada em um caderno a lápis, com horários pré-definidos pela nossa imaginação. Que falta nos fazia um sistema mais robusto, um Trello ou Google Drive para que pudéssemos nos organizar melhor e mais agilmente… Eram 25 conteúdos por dia, sendo que quatro eram notícias internacionais e outros conteúdos chegavam prontos por alguns correspondentes, como é o caso de um certo carioca que vocês conhecem bem: Vinicius Medeiros. Foi um trabalho de muita persistência, dedicação e comprometimento.

Hotelier News - 18 anos_Thais Medina_interna

Thais hoje lidera a Business Factory

Lembro-me de quando completamos cinco anos de existência. O Peter, sempre com a essência de carinho e respeito com a natureza, organizou um evento com a presença do trade, com uma cerimônia de agradecimento e marcado pela plantação de mudas de árvores no recém-inaugurado Parque do Povo. Que alegria poder fazer parte daquele momento e ter o sentimento de que estávamos construindo algo que seria grande, longínquo e relevante para a hotelaria brasileira.

Como toda empresa inovadora, o Hotelier ousou ao construir um site internacional, na Argentina, que foi descontinuado após um período; além de um prêmio focado nos hotéis e seus colaboradores, sempre em respeito e valorizando este segmento.

Foram muitas as edições de Conotel, Equipotel, Abav, Aviesp e tantos outros eventos por todo o país. Sem contar o Casa Hotel – confesso que ficava deslumbrada, pela pouca idade e experiência, com tanta criatividade em cada um dos apartamentos assinados por alguns dos arquitetos mais renomados do mercado.

E as ideias não paravam… lançamos um programa de entrevistas em vídeo, um guia online de restaurantes em hotéis, os In Locos… E como era incrível desbravar cada hotel, pousada ou resort, conversar com os gerentes e diretores que pensavam em cada detalhezinho, tirar centenas de fotos e compartilhar todas as experiências pelo site. Sim, pois o Hotelier News foi o primeiro veículo 100% digital do nosso turismo.

Um grande marco foi a nossa primeira mudança de escritório para um edifício na região da Avenida Paulista, próximo ao Parque Trianon, quase em frente ao Tivoli. Aquilo representava uma mudança de patamar, um indício forte de crescimento e ainda mais profissionalização. Era um novo momento cheio de novas alegrias e ainda mais desenvolvimento.

É fato: boas empresas normalmente têm à frente bons gestores e exemplos de confiabilidade no mercado. E algo que sempre me chamou atenção foi o respeito da hotelaria pelo Peter. Esse foi o grande pilar que abriu portas para o veículo. O reconhecimento à sua expertise e o seu amplo relacionamento colaboraram – e muito – para que pudéssemos desenvolver pautas mais envolventes e completas.

Sem dúvidas o Hotelier News é fruto de um trabalho de muita persistência. Foi muita dedicação que transformou aquele veículo que nasceu na garagem da casa do fundador – qualquer semelhança com grandes marcas não é mera coincidência – em algo grandioso e que continua se desenvolvendo e alcançando novos patamares. Que bom ver esta família crescer!

(*) Crédito das fotos: Arquivo pessoal