O primeiro semestre foi de bons resultados para o Golden Tulip Natal Ponta Negra (RN) e o Sonata de Iracema (CE), hotéis administrados pela HotelCare. Os empreendimentos nordestinos conseguiram elevar ocupação e diária média, o que gerou otimismo para os próximos meses.

No Golden Tulip, a ocupação média no período foi de 66,80%. O resultado representa alta de 59,24% em relação ao ano passado e 1,15% frente a 2019, ano pré-pandemia, segundo Liliana Cunha, gerente geral do empreendimento, em entrevista ao Hotelier News.

“Em todos os meses do primeiro semestre, tivemos resultados superiores a 2019, que até então tinha sido o melhor ano do hotel. Nosso empreendimento é voltado principalmente ao corporativo e a volta dos eventos tem ajudado a elevar nossos números”, explica.

Em relação à receita, o avanço em relação a 2019 foi de 34,88%. Já na comparação com o ano passado, o crescimento foi de 89,65%. No Sonata de Iracema, na capital cearense, a ocupação ficou por volta de 69%, superando os 32,7% observados em igual período de 2021. A diária média, por sua vez, foi de R$ 283,00 nos primeiros seis meses deste ano, frente aos R$ 237,00 do primeiro semestre do ano passado, segundo Ivana Rangel, diretora do hotel.

Parceria com a HotelCare

Liliana pontua que, assim que a HotelCare assumiu a gestão do Golden Tulip, há sete meses, todos os processos do hotel foram aprimorados gradualmente. “Nossa captação de eventos, por exemplo, ficou mais rápida e ágil. Estamos atuando em parceria com o Natal Convention & Visitors Bureau e a ABIH-RN para ter acesso ao calendário de eventos da cidade”, acrescenta.

Além disso, a executiva diz que a nova gestão auxiliou o hotel no atendimento ao público, para garantir maior qualidade e excelência no sentido de aprimorar a jornada do hóspede.

O raciocínio é complementado por Ivana, que ressaltou a importância da HotelCare na implementação e melhoria de diversos processos. “Fizemos um ano com a HotelCare no início de agosto, e é uma diferença bastante notável, principalmente na gestão de custos, entendendo a dinâmica das despesas”, explica.

Além disso, ela afirma que a administradora também tem focado no aprimoramento da governança do hotel. “A forma como eles treinam e capacitam as camareiras, por exemplo, gera maior produtividade para o empreendimento, otimizando toda a operação”, endossa.

Jeferson Munhoz, sócio-diretor da HotelCare, pontua que a gestão dos hotéis é baseada em dois pontos principais. O primeiro é focado na preparação, capacitação e reorganização das equipes de vendas, conscientizando os profissionais sobre a importância de cada um dentro do negócio.

HotelCare - Jeferson_Munhoz

Munhoz: foco é aumentar diária média dos hotéis

O segundo tem como objetivo principal implementar ferramentas com dados, informações e análises que pudessem auxiliar os hotéis nas tomadas de decisão. “Alinhado com a operação dos hotéis, também implementamos melhorias nos serviços, personalizando as experiências para garantir a fidelização do cliente, fazendo com que ele entenda o porquê de aquele produto ter um custo mais elevado”, diz.

O executivo afirma, ainda, que outro ponto estratégico foi focar em nichos de mercado, que estavam mais latentes e com propensão de compra mais ativa, principalmente no ano passado e início de 2022. “No caso específico do Golden Tulip, o apoio do Louvre Hotels Group neste novo posicionamento do hotel tem nos ajudado a alavancar a diária média”, completa.

Expectativas

Em ambos os hotéis, as expectativas para o segundo semestre são extremamente positivas. No Golden Tulip, Liliana explica que o mês de agosto já está com bom desempenho e que o empreendimento deve elevar ainda mais a ocupação devido à realização de feiras e eventos como o Carnatal.

Além disso, a executiva comenta que existe um projeto de realização de diversas melhorias nos espaços do hotel, como o lobby bar. “A expectativa é de que consigamos fazer essa melhoria ainda neste semestre. Além disso,

Já no Sonata, Ivana diz que, antes de a HotelCare assumir a gestão, o hotel já estava realizando reforma de apartamentos e áreas comuns. “Este processo inicial contemplou 10% dos 117 apartamentos e agora existe uma ideia de fazermos um retrofit ainda maior, talvez até ampliando o padrão do empreendimento, contemplando o restante dos apartamentos, lobby e áreas comuns”, conclui.

Munhoz, por sua vez, destaca que a HotelCare tem planos de investimentos para os dois hotéis e que, no momento, estão sendo validados pelos investidores. “Além disso, serão feitos mais treinamentos e capacitações, para garantir autonomia dos colaboradores nas tomadas de decisão. Ao mesmo tempo, teremos melhorias estruturais, na parte de Alimentos & Bebidas, e também tecnologia, para elevar a experiência do hóspede”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Golden Tulip Natal Ponta Negra

(**) Crédito da foto: Divulgação/HotelCare