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Não é de hoje que saúde e hospitalidade são linhas que se cruzam. Há anos que os setores coexistem, principalmente em hospitais e lares de repouso. No recorte hoteleiro, o wellness cumpre o papel de atuar como agente de bem-estar dos hóspedes e clientes, mas ainda longe dos padrões clínicos. Com o advento da pandemia, os segmentos se aproximaram, abrindo frentes para novas oportunidades de negócios e experiências. Percebendo esta como uma tendência consistente, a HCA (Health Control Assistant) criou conexões entre as indústrias, buscando promover uma retomada mais segura das empresas enquanto auxilia no controle e monitoramento de casos de Covid-19.

Se 2022 é o ano da recuperação das viagens, chegou o momento de colocar em prática as lições absorvidas desde 2020. Diante de tantas transformações coletivas e individuais, hábitos de consumo não passaram ilesos. E é preciso se adaptar para captar demandas deste velho mundo novo.

Para o turismo, de longe um dos segmentos mais afetados pela crise, a máxima se torna ainda mais relevante. Segundo uma pesquisa realizada pela Booking.com em 2020, 91% dos brasileiros planejam retomar suas rotinas de viagens tomando todos os cuidados necessários e seguindo os protocolos sanitários. Já cerca de 50% dos viajantes consideram as políticas de limpeza e higiene essenciais.

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Serviço foi implementado para trazer comodidade, diz Guinato

Comodidade como diferencial competitivo

Viajando a negócios para uma reunião em São Paulo, Fernando Rodrigues, diretor de Marketing da Confederação Brasileira de Canoagem, faz parte da fatia da população que preza pelo cuidado sanitário. Hospedado no Sheraton São Paulo WTC, que implementou uma estrutura de testagem para Covid-19 operada pela HCA em seu business center, ele ressaltou o sentimento de conforto e segurança com a iniciativa adotada pelo empreendimento.

“No contexto em que estamos, de altos índices de contágio, saber que existe a facilidade da testagem no próprio hotel nos deixa mais seguros. Sabemos onde estamos, além do cuidado e zelo da empresa e do hotel. É isso que esperamos de todos os lugares”, destaca Rodrigues.

Em fevereiro de 2021, a HCA instalou um pequeno posto de testagem próximo aos elevadores do lobby do hotel. No início, o objetivo era atender hóspedes estrangeiros que precisavam da confirmação negativa para Covid-19 para viajar, mas em alguns meses a demanda foi crescendo.

“Muitos estrangeiros precisavam se deslocar até o Aeroporto de Guarulhos para fazer o exame, enquanto os brasileiros contavam com outros mecanismos, como convênios médicos. Pensando em oferecer maior comodidade, os testes eram feitos no próprio apartamento”, explica Fernando Guinato, diretor do Sheraton.

Com um amplo espaço para eventos, as demandas do setor também chegaram ao ponto de testagem, que logo abriu seus serviços ao público externo. Guinato conta que, quando a estrutura foi montada, o movimento era pequeno, visto que poucos hóspedes estrangeiros chegavam ao empreendimento. Mas com a explosão de casos da Ômicron nos últimos meses, o cenário mudou drasticamente, o que levou o Sheraton a elevar sua capacidade de atendimento com os serviços da HCA.

“A demanda cresceu não apenas de hóspedes, mas também de pessoas de fora do hotel. Muitas fazem o teste de antígeno e acabam vindo para realizar o RT-PCR para confirmação do resultado. Nosso ponto de testagem passou a ter filas, então optamos por levar a estrutura para o business center, com distanciamento e uma sala de espera confortável”, comenta Guinato.

Em uma grande metrópole, como é o caso de São Paulo, oferecer o exame nas próprias dependências do hotel tornou-se uma iniciativa sanitária eficiente, bem como um diferencial competitivo. Pioneiro quando se trata de base de testagens na hotelaria, o Sheraton deve ampliar seus serviços na área de saúde em breve também em parceria com a HCA.

“Sentimos que de alguma forma nos tornamos referência. Nosso plano é de elevar os serviços para além dos testes de Covid-19, mas também em termos de medicina diagnóstica não invasiva”, adianta o diretor.

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Espaço HCA Experience do Sheraton WTC

Estrutura de testagem

Atualmente, o Sheraton realiza cerca de 60 testes de Covid-19 por dia nos formatos de antígeno e RT-PCR, por uma equipe fixa alocada em quatro salas do business center (espaço externo localizado ao lado da recepção do hotel). Os resultados são laudados em até 15 minutos para antígeno e até 24 horas para PCR, analisados no laboratório da HCA, localizado no bairro da Casa Verde.

Os laudos são enviados aos pacientes via email, WhatsApp e por escrito, enquanto o hotel é avisado no caso de resultado positivo para tomar as devidas providências. No caso de hóspedes, a cobrança do exame pode ser incluída diretamente no quarto e o pagamento realizado na hora do check-out. Para pacientes externos e de eventos, o valor é abatido na recepção do business center. Vale ressaltar que a HCA cobra o preço padrão de cada teste.

Pensando em oferecer um espaço de acolhimento, a HCA desenvolveu um ambiente com cafeteria, onde são servidos chás, cafés e bebidas cortesia criados pela Flavor House. Todas as receitas são pensadas na saúde e bem-estar dos pacientes.

“A ideia é promover um ambiente diferente do hospitalar, onde o cliente se sinta acolhido. A HCA Experience é uma fusão entre a hotelaria e a saúde, pois entendemos que a maioria das pessoas preferem ser atendidas em um hotel cinco estrelas, com uma equipe humanizada”, pontua Paulo Pan, CEO da HCA.

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Flavor House serve bebidas focadas na saúde dos clientes

O ambiente ainda conta com pinturas nas paredes feitas à mão pelo artista plástico Marcelo Gemmal, buscando promover um espaço terapêutico. “Pensamos em tornar o HCA Experience mais agradável, que traga um aspecto de afago e carinho. A arte e a saúde estão mais próximas do que pensamos, seja nas cores ou nos desenhos. Nossa preocupação é tirar o peso do momento da testagem, que já não é confortável”, explica Gemmal.

No caso do Sheraton, Pan revela que o faturamento absorvido nas testagens é revertido para o controle e monitoramento dos colaboradores do hotel, mas afirma que o modelo pode mudar de parceiro para parceiro.

“Entendemos que o monitoramento gera assertividade para o departamento de RH (Recursos Humanos) devido ao afastamento de colaboradores. No caso dos hóspedes, o hotel é rico em informações relevantes, como destino e origem. Até hoje, o setor hoteleiro desenvolveu uma relação superficial com a saúde, realizando apenas parcerias e convênios quando existe muito espaço a ser explorado”, acrescenta Pan.

O empreendimento paulistano ainda utiliza os serviços de desinfecção da HCA , que segue os padrões da OMS (Organização Mundial de Saúde) para higienização e realização das triagens, exames, monitoramento e controle de pacientes.

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Hotelaria e saúde mantêm uma relação superficial, avalia Pan

Saúde com viés coletivo e social

A startup fundada em junho de 2020 por Pan nasceu com o objetivo de ser agente de retomada econômica e social. O sistema da HCA, que oferece também serviços de telemedicina, prontuário eletrônico e solução em nuvem para proteção de dados, está presente em outros segmentos, como esportivo e corporativo.

Responsável pela desinfecção, testagem e monitoramento de casos do Corinthians, a HCA higieniza o CT, academia, cozinha, salas de reuniões, vestiários e demais dependências do clube. Todos os protocolos são validados com o selo HCA Protege, processo que integra soluções disponibilizadas pela companhia, garantindo um ambiente seguro.

Dentre os produtos, a empresa utiliza um antisséptico que substitui o álcool em gel e garante a assepsia e proteção da pele. O item possui ação instantânea de 99,99% contra bactérias, fungos e vírus como o Coronavírus e Influenza. Além disso, o mesmo é atóxico, biodegradável e não é inflamável, viabilizando o armazenamento em grandes quantidades sem oferecer riscos.

“O foco da nossa companhia é a biossegurança, oferecendo o protocolo mais completo do mercado, garantindo a retomada de maneira gradual e segura”, finaliza Pan.

A empresa, que tem seus pilares focados em Esporte, Saúde e Educação, já promoveu diversas ações na África em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). No Brasil, a HCA realizou mais de 3 mil testes em 15 comunidades.

No setor hoteleiro, a HCA já estuda expandir para praças como Rio de Janeiro e Brasília. Para aqueles que não desejam instalar um ponto de testagem, a startup oferece serviços rotativos mediante agendamento do hóspede.

(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News