A hotelaria, como outras áreas, precisa acompanhar a tecnologia e utilizá-la ao seu favor. Além de encurtador, novidades nessa linha são importantes em proporcionar caminhos de experiência aos hóspedes. É uma forma de ser funcional e atual ao mesmo tempo, renovando acomodações sem tirar as características da hotelaria tradicional.

De acordo com Mark Landini, diretor criativo da Landini Associates, companhia voltada ao design e arquitetura inteligente, a união entre esse tipo de projeto e a hotelaria é possível. O começo, no entanto, deve ser estudado e é necessário entender como o segmento funciona, o que é possível oferecer aos hóspedes e como incorporar as novidades.

“Nós trabalhamos com a tecnologia tal qual uma parte integrada da experiência do consumidor. Por trás disso, sempre existirá também o suporte da interação humana para que a ação seja completa e discreta”, explica o executivo. Ele complementa com a questão de grandes painéis touchscreen e outras interfaces, que devem carregar o selo do empreendimento e servirem como complemento, não única opção.

Isso deixa claro o próximo passo para a aplicação de tecnologia na hotelaria: ser acessível, claro e fácil. Na visão de Landini, mais que ter os processos mais atualizados possíveis, a utilização também deve ser facilitada.

“Aumente a capacidade do Wi-Fi, incluindo em áreas externas (piscina e lobby). Nos quartos, por outro lado, vemos aplicativos ou tablets que controlam iluminação, temperatura e entretenimento. Mesmo assim, a realidade ainda é que um terço dos hóspedes pode não querer usar um tablet para controlar sua experiência. Neste caso, é preciso que ele tenha como optar por funcionalidades iguais mas sem o dispositivo”, aponta.

Hotelaria: outras formas de inovar

Além da tecnologia por si só, é possível aplicar outras formas de inovação ao dia-a-dia dos hóspedes. Um dos caminhos encontrados, o qual se fortificou durante a pandemia, é a criação de room offices. Neste e em outros casos de novos produtos, a atenção com as tendências tecnológicas que clientes da hotelaria demandam deve ser especial.

Essa forma de atuação é indicada para o começo de qualquer projeto, para que a preparação aos produtos e clientes do futuro sejam maiores. É assim que o impacto da tecnologia na experiência será melhor medido pelos empreendimentos.

(*) Crédito da foto: Andrew Neel/Unsplash