O verão vem reaquecendo as atividades turísticas de todo o país, elevando as ocupações hoteleiras. Em Joinville, desde setembro as demandas voltaram a subir, o que se consolidou com as festividades de fim de ano, que se manteve ao longo de janeiro.

No destino catarinense, Ana Luiza Wetzel, diretora do Hotel Tannenhof e presidente do VivaBem – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região, comemora os resultados da temporada após dois anos de retração e dificuldades. Segundo a entidade, empresas do setor já chegam a números próximos ao período pré-pandemia.

“Mesmo ainda recuperando os prejuízos sofridos desde o início da pandemia, voltamos a vislumbrar um cenário positivo, impulsionado, principalmente, pelo crescimento do turismo interno. Nossa região é um dos destinos mais procurados no Sul do país e estamos prontos para receber nossos visitantes com qualidade, hospitalidade e tarifas atrativas”, afirma a presidente.

No caso do Hotel Tannenhof, a ocupação média está em 60% desde o fim de 2021. A permanência mínima varia entre duas e três diárias, compostas por 80% de famílias que viajam de carro.

“Nossos hóspedes estão visitando os pontos turísticos, curtindo o turismo rural e a gastronomia de Joinville. O site Cidade de Joinville, que reúne informações sobre o que fazer na cidade, tem sido um bom canal de informações para os visitantes que relatam estar satisfeitos com as opções oferecidas”, relata Ana Luiza.

Bons resultados na gastronomia

Para bares e restaurantes, o cenário não é diferente. No bairro Espinheiros, o Restaurante do Paulinho movimentou em dezembro 45% acima do registrado no mesmo período em 2020. Já na comparação entre os últimos meses do ano passado, em dezembro o faturamento foi 25% maior do que o de novembro.

“Para nós, essa é a época de maior movimento. Atendemos muitos turistas, sendo que a maioria está hospedada em Joinville, mas também há uma quantidade significativa de turistas de passagem. Atendemos muitos clientes vindos dos estados do Paraná e São Paulo”, conta Anderson Muller, sócio do Restaurante do Paulinho.

Litoral catarinense

Além de Joinville, outras praias de Santa Catarina também atraíram turistas durante o verão. No Imperador Turismo Hotel, em Piçarras, a retomada em ritmo acelerado acontece desde o último mês de setembro, sendo que as taxas de ocupação registradas nos meses de novembro e dezembro, superaram períodos pré pandemia. Já em janeiro, a ocupação foi 40% superior à registrada no mesmo mês, em 2021.

“Estávamos aguardando a retomada há dois anos. E, mesmo com certa preocupação pelo crescimento do número de casos de Covid-19, estamos felizes e otimistas para 2022”, comemora Susan Corrêa, diretora do Imperador.

Para evitar novas baixas, além dos cuidados sanitários para garantir a segurança e evitar a propagação do coronavírus, o Imperador Turismo Hotel vem investindo nas negociações com seus clientes. “Estamos contornando possíveis cancelamentos de reservas adiando as hospedagens”, explica Susan.

As boas expectativas para a temporada também se confirmaram no Vila Olaria Hotel, em Penha, conforme conta a gerente Caroline Santiago. “Tivemos um mês de dezembro bom, com taxa de ocupação de 79%, praticamente a mesma sem pandemia. Agora em janeiro, estamos com 77% de ocupação e acreditamos alcançar 80%”.

Em relação aos locais de origem, o hotel recebeu hóspedes dos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Para o período, o tempo médio de permanência registrado é de 2,6 dias.

(*) Crédito da foto: Divulgação