Hotelaria de Fortaleza espera alta ocupação durante período de férias
24 de junho de 2024Fortaleza se destaca como um dos destinos mais procurados para as férias. Com as festividades de São João e a chegada de julho, estima-se que a capital cearense receba entre 400 mil e 500 mil turistas de todo o país, movimentando intensamente o comércio local, o setor turístico e a hotelaria, aponta o portal Gc Mais.
“Cada turista deixa na cidade quase R$ 5 mil. Então, se chegarem aqui 100 mil turistas, estamos falando de R$ 500 milhões que entram na economia da cidade”, destaca Alexandre Pereira, secretário de Turismo de Fortaleza. Ele reforça que a última estação foi movimentada, com quase 600 mil turistas visitando a cidade entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024.
Com diversos eventos programados para os meses de junho e julho, a expectativa é de que haja aumento significativo no número de visitantes. Cabe lembrar que essa demanda tem contribuído, desde o ano passado, para elevar os indicadores turísticos na capital. Na hotelaria de Fortaleza, espera-se ocupação 8% superior ao mesmo período de 2023. No momento, os hotéis da cidade já alcançam os 50% da capacidade e miram nos 70% de ocupação durante julho.
Expectativas
Cláudia Diniz, vice-presidente da ABIH-CE (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará), afirma que o setor está otimista para julho. “A tendência é de que as pessoas decidam seus destinos cada vez mais perto da data da viagem”, pontua.
Visando atender à demanda esperada, os empreendimentos de Fortaleza estão realizando treinamentos e planejando novas atrações. “No mês das férias, os turistas devem ficar em média quatro dias na capital cearense. E os hotéis já se preparam para suprir a alta demanda. Estamos promovendo treinamento das equipes, fazendo cardápios diferenciados, e toda uma preparação porque esse é nosso período de maior movimento”, revela Cláudia.
(*) Crédito da foto: Rafael Alves/Unsplash