Fortaleza se destaca como um dos destinos mais procurados para as férias. Com as festividades de São João e a chegada de julho, estima-se que a capital cearense receba entre 400 mil e 500 mil turistas de todo o país, movimentando intensamente o comércio local, o setor turístico e a hotelaria, aponta o portal Gc Mais.

“Cada turista deixa na cidade quase R$ 5 mil. Então, se chegarem aqui 100 mil turistas, estamos falando de R$ 500 milhões que entram na economia da cidade”, destaca Alexandre Pereira, secretário de Turismo de Fortaleza. Ele reforça que a última estação foi movimentada, com quase 600 mil turistas visitando a cidade entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024.

Com diversos eventos programados para os meses de junho e julho, a expectativa é de que haja aumento significativo no número de visitantes. Cabe lembrar que essa demanda tem contribuído, desde o ano passado, para elevar os indicadores turísticos na capital. Na hotelaria de Fortaleza, espera-se ocupação 8% superior ao mesmo período de 2023. No momento, os hotéis da cidade já alcançam os 50% da capacidade e miram nos 70% de ocupação durante julho.

Expectativas

Cláudia Diniz, vice-presidente da ABIH-CE (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará), afirma que o setor está otimista para julho. “A tendência é de que as pessoas decidam seus destinos cada vez mais perto da data da viagem”, pontua.

Visando atender à demanda esperada, os empreendimentos de Fortaleza estão realizando treinamentos e planejando novas atrações. “No mês das férias, os turistas devem ficar em média quatro dias na capital cearense. E os hotéis já se preparam para suprir a alta demanda. Estamos promovendo treinamento das equipes, fazendo cardápios diferenciados, e toda uma preparação porque esse é nosso período de maior movimento”, revela Cláudia.

(*) Crédito da foto: Rafael Alves/Unsplash