Quando os termômetros começam a marcar baixas temperaturas, a hotelaria de Campos do Jordão se prepara para receber uma alta demanda de turistas na cidade. A temporada de inverno, período nobre para o turismo do destino paulista, é sinônimo de lucratividade e ocupações elevadas. Se em 2020 o mês de julho foi fortemente prejudicado pela pandemia, este ano o setor espera recuperar as reservas perdidas.

Para dar as boas-vindas aos turistas em grande estilo, marca registrada de um dos destinos mais requisitados da estação, empreendimentos hoteleiros vem desenvolvendo programações especiais que contemplam hospedagem, entretenimento e claro, gastronomia.

A temporada de 2021 será o primeiro inverno do Ort Hotel, antigo Orotour Garden Hotel, arrematado em um leilão no ano passado pelo empresário Fábio Burg. Com 69 acomodações, a propriedade espera estrear com o pé direito. “Durante o período, em 2020, estávamos em reforma funcionando com pouquíssimos quartos. Para 2021, estamos com expectativas muito positivas e que temos certeza que serão alcançadas. Prova disso, é o alto número de reservas e procura que já estamos recebendo”, adianta o proprietário.

Burg explica que a procura pelo empreendimento é alta e algumas reservas estão fechadas há pelo menos dois meses. “Campos do Jordão é um dos destinos mais procurados do Brasil, principalmente no inverno. Temos fila de espera para hóspedes que desejam visitar a cidade aos finais de semana e, no momento, só temos disponibilidade para o final de julho. Durante a semana, estamos mais tranquilos, com alguns quartos disponíveis a quem deseja se hospedar com a gente”.

Um dos mais tradicionais da cidade, o Grande Hotel Campos do Jordão vem observando o aumento das ocupações a cada mês, agora catalisadas pela chegada da estação mais fria do ano. “A chegada do inverno impulsionou nossas vendas, pois estamos em uma localização privilegiada e somos referência em hospitalidade e gastronomia”, comenta Renato Bianchi, gerente geral do hotel-escola do Senac. “Seguimos os vigentes decretos municipais e estaduais, restringindo a ocupação em 60% das unidades habitacionais. A previsão de junho já supera os níveis de 2019 e estamos próximos de atingir a ocupação máxima permitida para a temporada de julho”.

Aref Farkouh, sócio do Hotel Toriba, afirma que a pandemia mudou as demandas do destino, que vem se consolidando com altas ocupações mesmo em períodos antes não tão procurados. “Estamos em alta temporada desde julho de 2020. Devido ao impedimento das viagens para o exterior, brasileiros com poder aquisitivo têm procurado muito a cidade. Para julho, estamos com todos os chalés lotados o mês inteiro”.

campos do jordão - hotel ort

Ort: expectativa é alta para o primeiro inverno

Campos do Jordão: programação

Com um perfil de hóspedes que varia entre famílias inteiras e casais, o Grande Hotel não está recebendo público externo devido às restrições. Apenas o restaurante Arte da Pizza serve passantes mediante reservas, com funcionamento até às 20h de domingo a quinta-feira. Às sextas e sábados, os pedidos podem ser feitos pelo delivery ou para retirada no local.

O empreendimento lançou recentemente um novo produto gastronômico que destaca elementos da Serra da Mantiqueira, um dos carros-chefes para a temporada. “A Experiência da Mantiqueira acontece em um espaço intimista, único, e enaltece produtos e histórias da região com pratos para serem compartilhados ao redor da mesa”, pontua Bianchi.

O tradicional desafio Chefe de Cozinha Executivo x Sommelier é outra atração gastronômica altamente procurada pelos hóspedes. O duelo oferece degustações e harmonizações de ingredientes e vinhos. “Também teremos Wine Moments e dois workshops com o fino conhaque Remy Martin XO, intitulados de Opulence at the Table, uma experiência que ativa todos os cinco sentidos à medida que o especialista orienta os participantes na descoberta dos ingredientes associados à bebida”, acrescenta o gerente do Grande Hotel.

Atividades esportivas como tênis, trekking, mountain biking, circuitos aeróbicos e caminhadas ecológicas compõem o leque de atividades da propriedade. “Temos entretenimento para toda a família com diversas oficinas. Para as tardes, preparamos momentos especiais como o Hot Dog e as Festas Julinas, que ocorrerão semanalmente. Ambas acontecem no jardim do hotel, ao ar-livre, recheadas de quitutes deliciosos e diversão”, salienta Bianchi.

O Ort Hotel promove o Festival de Inverno do Ort, com programação especial durante toda a temporada. Apresentações musicais de jazz, blues, techno e MPB serão realizadas na área externa da propriedade aos sábados. “Além disso, temos diversas experiências perfeitas para essa época do ano, como a fondue servida para casais ou grupos na sala de lareira ou no fireplace ao ar livre e o passeio de degustação e harmonização de vinhos”, diz Burg.

campos do jordão - renato bianchi

Bianchi ressalta a gastronomia como carro-chefe do hotel

Outras experiências como piquenique nas montanhas completam o cronograma do empreendimento. “O complexo ainda aposta, nesse clima frio, no lançamento do Natur, um espaço de relaxamento e meditação, coberto com piscina aquecida a 40° ao ar livre, em um ambiente de natureza com vegetação fechada”, revela o proprietário do Ort.

Conhecido por sua veia musical, o Toriba já iniciou sua programação de inverno. No dia 19 de junho o hotel abriu a temporada de apresentações com o festival Música no Inverno da Montanha Mágica, que ocorre até 21 de setembro, quando a estação chega ao fim. Serão três meses de duração com curadoria de Antonio Luiz Barker, diretor artístico do projeto Toriba Musical.

Serão cerca de 50 concertos, sempre de música erudita, em recitais líricos e instrumentais. Os espetáculos serão realizados nos espaços do Hotel Toriba (Sala da Lareira e Solarium) e também em praças, igrejas e espaços comunitários de bairros populares em Campos do Jordão – estes, acessíveis gratuitamente à população da cidade.

“Nós nunca deixamos de fazer música. Mesmo com o hotel parado, mantivemos concertos semanais em lives ou reunindo amigos em nosso gramado. Estaremos abertos ao público mediante reserva, além de promover apresentações em lugares públicos de Campos. Não fazemos isso para faturar, mas porque amamos. Queremos dar esse presente aos hóspedes”, complementa Farkouh.

Além da programação musical, o hotel também oferece expedições na natureza e passeios a pé ou a cavalo pela Serra da Mantiqueira. “O Aventoriba promove um verdadeiro mergulho na natureza. Temos mais de 20 opções de passeios para pontos turísticos naturais e culturais da cidade”, pontua o sócio do Toriba.

campos do jordão - hotel toriba

Farkouh: festival é um presente para os hóspedes

Impacto na receita

Bianchi explica que, diante das atuais restrições com capacidade máxima de 60% de ocupação, será difícil o Grande Hotel chegar aos patamares de 2019. “Temos pouquíssimos períodos com vagas disponíveis. Caso a prefeitura retorne para o limite de 80% da capacidade do hotel, creio que teremos um interessante incremento em nossa receita, porém, ainda estamos aguardando”.

Segundo Farkouh, as receitas dos cinco restaurantes da propriedade cresceram, equilibrando o faturamento dos pontos de venda. “Hoje, todos vendem praticamente a mesma coisa. Para julho, com ou sem música, iríamos lotar do mesmo jeito. Queremos oferecer uma experiência especial aos hóspedes que não estão habituados a ouvir música clássica”.

Com pouco tempo de operação, o Ort ainda não tem uma base de comparação para incremento de receita de invernos passados, mas explica que as tarifas não passarão por ajustes para a alta temporada.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Prefeitura de Campos do Jordão

(**) Crédito das fotos: Divulgação