Em anúncio recente, a Housi elencou redes e hotéis aos quais tinha firmado parceria de distribuição. Após consultar a Nobile Hotéis sobre o assunto, a reportagem do Hotelier News entrevistou Gustavo França, gerente Comercial da Hotelaria Brasil, para entender melhor sobre a ação. Em suma, o executivo vê a plataforma auxiliando, principalmente, à distribuição dos empreendimentos.

“É uma oportunidade nova e que traz pontos positivos aos dois lados. Enquanto a Housi amplia seu portfólio no setor hoteleiro e expande para outras regiões, a Hotelaria Brasil atinge outros nichos de clientes. Portanto, a pulverização do inventário é a principal vantagem neste negócio”, explica.

França conta que já utilizou a Housi anteriormente e, por conta disso, sabe como funciona. Na visão dele, além do longstay, a plataforma de moradia por assinatura também atrai pessoas do shortstay, como jovens executivos e profissionais liberais que vivem quase como nômades.

“É um público volátil e ágil, que precisa de soluções rápidas e ambientes previamente equipados com o mais necessário. É esse um dos alvos principais da nossa empresa ao entrar para a Housi”, complementa o executivo.

Existem três pontos principais para a Hotelaria Brasil ter aceitado a parceria, segundo o gerente Comercial. Os dois primeiros já foram citados — mais uma plataforma de distribuição e o encontro com diferentes tipos de cliente. Por último, França ressalta a flexibilidade do projeto como diferencial e facilitador.

“Já que o cliente que utiliza a Housi pode escolher pelo tipo de serviço que deseja, os custos também podem diminuir. Existem, por exemplo, pacotes com seções tradicionais da hotelaria e outros com o serviço ‘seco’, ou seja, com o básico. Fica a critério de quem reserva, simplificando as coisas para nós”, pontua.

Hotelaria Brasil: outras informações

De acordo com o executivo, o que motivou a plataforma a procurar redes e hotéis foi a dificuldade de entregar um produto parecido com a hotelaria. Dessa forma, aliar-se aos players do segmento foi o melhor caminho para oferecer mais qualidade e fidelizar clientes.

Com sete unidades no portfólio de administração, a Hotelaria Brasil terá todas participando da Housi. Segundo França, o serviço não deve servir apenas para o universo dos condo-hotéis, sendo uma válvula de escape para a hotelaria tradicional mais impactada pela pandemia da covid-19.

“É uma ideia nova de hotelaria on demand, como o Netflix. Atrelado à expertise dos empreendimentos hoteleiros, esse modelo pode ser muito benéfico, principalmente aos hóspedes”, completa o gerente.

Quanto aos investidores, França não especificou em números, mas acredita que a divulgação das acomodações em um novo marketplace deve, sim, refletir na rentabilidade. Os níveis disso, por outro lado, dependem da região.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Hotelaria Brasil