Após registrar bons resultados em 7 de setembro, a hotelaria, que tem observado uma demanda crescente nos últimos meses, se prepara para o feriado prolongado de 12 de outubro.

O Hotelier News conversou com os representantes de alguns hotéis de diferentes regiões para saber quais são as perspectivas de ocupação para a data.

Hotelaria: empreendimentos projetam boa ocupação

No Wyndham Olímpia, as perspectivas para o feriado são otimistas. De acordo com Michele Tavares, diretora de Vendas e Marketing do empreendimento, a expectativa é de que o hotel receba 2 mil hóspedes durante o feriado.

“Nós esperamos uma ocupação média de 80%, o que nos permite uma margem maior para o cumprimento dos protocolos, visto que o resort tem seu complexo de lazer bastante amplo e arejado, colaborando para momentos de diversão com responsabilidade”, pontuou.

A profissional ressaltou que o volume esperado de turistas ainda não superou o de 2019, mas já se observa um maior percentual de conversão de vendas. Isso significa dizer que, na sua jornada de compra, o cliente se identifica com o posicionamento da marca e está mais inclinado a fechar sua reserva.

“Temos um lead mais qualificado que deseja se divertir sem abrir mão dos protocolos de segurança, ratificando o posicionamento construído nos últimos meses. Somos muito procurados pelas famílias que buscam atividades de recreação e entretenimento das crianças”, reafirmou.

Para o feriado de 12 de outubro, o hotel trabalha com o pacote de três diárias, com pensão completa, a partir de R$ 3.825,00 para dois adultos e cortesia para duas crianças de até 12 anos.

A estrutura de lazer do hotel conta com 11 piscinas climatizadas, sendo duas delas cobertas, além de quadras esportivas e brinquedoteca. Todos os espaços possuem equipes de recreação que promovem atividades para as crianças.

Para a unidade de Gramado (RS), as expectativas também são positivas. O hotel espera ter, de 10 a 14 de outubro, uma taxa de ocupação superior a 59% em comparação com o mesmo período de 2019, o que demonstra retomada gradual do turismo. Segundo Adriana Regadas, gerente de Vendas e Marketing do Wyndham Gramado, a diária média subiu quase 50%, representando um resultado expressivo durante a recuperação.

Na Baixada Santista, a estimativa é de que a taxa de ocupação hoteleira chegue a 90%, de acordo com dados divulgados pelo SINHORES (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira).

O Copa Sul Hotel, no Rio de Janeiro, espera superar o desempenho de 2019. De acordo com a direção do empreendimento, a diária média cresceu em 6%, enquanto a receita aumentou 2,5%.

De acordo com dados divulgados pela ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro) e HotéisRIO, a taxa de ocupação registrada pela rede hoteleira da capital é de 86,70% dos quartos reservados, número consideravelmente superior ao mesmo período de 2020, que observou 51,30% de ocupação, o que significa um aumento de 69% neste ano. Entre as regiões mais procuradas da cidade, estão Ipanema/Leblon (94%), Flamengo/Botafogo (89%), Leme/Copacabana (87%), Barra da Tijuca/São Conrado (86%) e Centro (80%).

No interior do estado, a taxa de ocupação registrada é de 78%, representando um aumento de 21,53% em relação ao mesmo período de 2020, que apontou 64,10% de ocupação. Teresópolis, Arraial do Cabo, Petrópolis, Angra dos Reis, Macaé e Paraty estão entre as cidades mais buscadas pelos viajantes, provenientes, em sua maior parte, da região Sudeste do Brasil.

Ocupação máxima aponta cenário otimista em algumas regiões

Alguns empreendimentos já estão com 100% de ocupação, como é o caso do hotel fluminense Le Canton, que anunciou o lançamento de um projeto de multipropriedade recentemente. O resort teve crescimento de 30% em relação a 2019. De acordo com Mônica Paixão, diretora geral do hotel, a diária média também mostra um cenário otimista, com aumento de 22% em relação ao mesmo período.

O Aquaria Natal Hotel (RN) traz um cenário semelhante. De acordo com Fabianna Barroso, gerente de Vendas do hotel, a expectativa de ocupação para o feriado é de 100%. “Desde o início da retomada da hotelaria pós segunda onda, temos observado uma alta na demanda, e isso se deve a alguns fatores como o turismo reprimido, fechamento de fronteiras e alta do dólar, o que significa alta no turismo de lazer no nosso destino”, disse.

Segundo ela, a expectativa para o feriado de 12 de outubro também reflete boas perspectivas para a hotelaria nas festividades de final de ano. “Desde o início da pandemia, estamos investindo na nossa estrutura, tanto em modernização quanto na ampliação, além dos fortes investimentos no desenvolvimento dos nossos colaboradores, o que faz com que nossas expectativas para o fim de ano sejam bastante positivas”, ressaltou.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Wyndham Hotels & Resorts