Um fato é certo: a pandemia mudou totalmente os rumos da hotelaria. Os dois anos de crise criaram novas necessidades, que devem se perpetuar mesmo quando ela parece já estar superada. Um exemplo claro disso são as mudanças no serviço de quarto em vários hotéis pelo mundo. Houve aumento da demanda por refeições nos quartos, o que fez com os empreendimentos repensassem sua estrutura para atender a essa questão, segundo o Skift.

No Four Seasons Jackson Hole (EUA), por exemplo, os quartos começam a passar por adaptações estruturais para garantir que os hóspedes possam realizar suas refeições no local de forma confortável.

“Essas áreas, hoje, precisam ser muito mais do que apenas espaços de trabalho. Elas precisam ser multifuncionais, permitindo unir trabalho e lazer – já que há crescimento significativo do bleisure”, afirma Ryan Grande, gerente geral da propriedade.

“Nosso objetivo é transformar espaços – que antes eram apenas lugares para abrir o laptop e fazer algumas anotações – em locais onde se possa passar uma noite confortável com um copo de vinho, por exemplo”, completa.

Nesta nova realidade da hotelaria, outras redes estão aderindo à iniciativa. A Hyatt, por exemplo, tem feito investimentos consideráveis para acomodar novos estilos de trabalho. De acordo com Frank Giacomini, vice-presidente de Restaurantes, Bares e Eventos do grupo, as mudanças foram pensadas para facilitar o jantar no quarto.

No Hyatt Confidence Miami Beach e no Thompson Dallas (EUA), a reforma foi focada na criação de áreas de jantar nos quartos e suítes.

Adaptações são essenciais

De acordo com Olga Hanono, designer de interiores especializada em construções e reformas de hotéis de luxo, essas melhorias são fundamentais nos dias de hoje. “Atualmente, dormimos, comemos e trabalhamos no mesmo espaço. No lado do design, tivemos que mudar tudo, desde a iluminação até a orientação de tudo no quarto”, explica.

Ela observa ainda que, como os clientes têm tido estadas mais longas do que o período pré-pandemia e, dadas as restrições de jantar em espaços comuns, suas estratégias de design incluíram a antecipação de uma demanda contínua por room service.

“Muito mais do que no passado, esperamos que os hóspedes tomem café da manhã, almocem e jantem no quarto. Talvez não todos os dias, mas com mais frequência do que antes”, ressalta.

De acordo com Alexei Rudolf, diretor de operações da Mise – conferência anual para chefs de hotel – a tendência na hotelaria também tem estimulado os empreendimentos a repensar os menus, visando a praticidade. “A ideia é criar uma experiência gastronômica completa”, afirma, acrescentando que os próximos anos criarão uma definição completamente nova de serviço de quarto.

Steve Brown, CEO da Accesso Technology, pontua que plataformas de pedidos de room service usadas por redes como Accor, Marriott e Hilton podem gerar grandes oportunidades de upsell. “Os hóspedes podem pedir até 20% a mais quando tiverem a opção de fazer pedidos em dispositivos mobile”, finaliza.

(*) Crédito da foto: PhotoMIX-Company/Pixabay