Segundo o último estudo levantado pelo FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) divulgado na última sexta-feira (25), apenas 11% da oferta hoteleira do país ainda está fechada. O Hotel Zanon enquadra-se nesse percentual. Com atividades paralisadas desde março, o empreendimento de Águas de Lindóia (SP) preferiu manter-se sem hóspedes e dar continuidade a uma série de reformas e melhorias iniciadas em 2018. A previsão de retomada foi postergada para janeiro de 2021.

Há seis meses de portas fechadas, o hotel vem realizando obras em seus principais espaços como ampliação do restaurante, cozinha, telhado e fachada. De acordo com Bruno Zanon, proprietário do empreendimento, o retrofit não poderia ser feito com a unidade em operação. “Não estamos parados. Estamos trabalhando para deixar o hotel cada vez melhor. Estamos promovendo uma série de reformas desde 2018. Ampliamos a recepção e aproveitamos para fazer o que dava com os hóspedes aqui, mas a cozinha e restaurante, por exemplo, nunca param”.

Seguindo o decreto do município, meios de hospedagens podem receber até 50% de sua ocupação. Entretanto, Zanon optou por esperar também por conta da pandemia. “Queremos reabrir com mais segurança. Tenho visto muitos hotéis retomando, mas não nos sentimentos 100% seguros sem a chegada de uma vacina”, salienta. “Preferimos seguir fechados e colocar a casa em ordem”.

O restaurante aumentará sua capacidade para 210 pessoas e a cozinha ganhará um novo layout. Para o futuro, o proprietário afirma que o projeto é mexer nos apartamentos. “Nas UHs é mais fácil. Agora, estamos olhando mais para a parte estrutural do hotel trabalhando para reabrir em janeiro”.

hotel zanon - reformas - bruno zanon

Zanon: estamos trabalhando para deixar o hotel cada vez melhor

Hotel Zanon: redução de custos

Sem hóspedes e gastos em obras, o Hotel Zanon foi obrigado a fazer robustas reduções de custos. O empreendimento fez o uso da MP 936 e deu férias para os colaboradores. Mais tarde, quase todo o quadro de funcionários foi dispensado. “Liberamos o pessoal para dar entrada em seguro-desemprego. Hoje, estamos com 12 colaboradores”.

Para a reabertura, o tarifário ainda não foi discutido. “Vamos sentir o mercado e ir tomando as decisões conforme a cidade for caminhando também. Estamos muito animados para 2021, mantivemos nosso comercial operando e a procura está alta. Muitos eventos cancelados já foram remarcados para o ano que vem”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Hotel Zanon