Tendências de viagens no Brasil e a visão do Airbnb sobre a retomada do mercado estão em foco no segundo episódio do Hotel Trends. Lançado no mês passado, o podcast é capitaneado por Vinicius Medeiros (Hotelier News) e Pedro Cypriano (HotelInvest) e, em setembro, terá Felipe Marcondes, Head de Supply do Airbnb na América do Sul, como convidado especial. O programa estará no ar em no dia 1º do próximo mês nas principais plataformas de streaming e no YouTube.

A pandemia trouxe mudanças no comportamento do consumidor, e isso todo mundo já está cansado de saber. Anywhere work, staycation, new normal… expressões em inglês não faltam para descrever essas tendências (e oportunidades) dentro da indústria de hospitalidade. Agora, como o Airbnb tem visto essas transformações? O que a gigante norte-americana mapeou?

Para Marcondes, por exemplo, algumas delas vieram para ficar, deixando de ser tendência e virando cotidiano no mercado. “São novos padrões de comportamento e novas prioridades dos hóspedes que impactam diretamente o que eles esperam de uma estadia, e temos trabalhado com os nossos parceiros para ajudá-los a atender a essa demanda”, ressalta o executivo do Airbnb.

Entre elas, uma palavra-chave ganha destaque: flexibilidade. Sim, porque aquela dinâmica binária de viagens a lazer ou de negócios vai gradualmente dando lugar ao bleisure, mas um bleisure até certo ponto diferente daquele quando surgiu o conceito.

“Quando se falava em bleisure antes da pandemia, a referência era aquele executivo que, numa viagens a negócios, esticava a estadia no destino pelo final de semana adentro. Hoje, com o anywhere work, há uma diferença sensível”, explica Medeiros. “Sou um bom exemplo disso. Peguei minha família em julho e passamos o mês inteiro em Gramado (RS), já que eu e minha esposa conseguimos trabalhar de qualquer lugar. Só preciso de boa internet”, argumenta o editor.

Hotel Trends - episódio 2_Felipe Marcondes

No programa, Marcondes passou importantes insights sobre comportamento do consumidor

Hotel Trends: turismo doméstico

Para Marcondes, outra “nova realidade” no turismo brasileiro será a consolidação definitiva do mercado doméstico. A visão é compartilhada por Cypriano. “Ao menos até 2022, teremos um turismo doméstico predominante e em crescimento. O que o atual consumidor de viagens prioriza pelo país? Conhecer os anseios dos clientes é fundamental para uma proposta de valor consistente”, afirma.

“Por isso, contar com os insights do maior player global sobre as tendências de consumo em viagens é uma grande oportunidade de acesso aberto a conteúdo relevante no setor”, acrescenta o managing partner da HotelInvest, já convidando o leitor do Hotelier News a ouvir e ver o próximo episódio do Hotel Trends. E se ainda não conferiu o primeiro programa, acesse abaixo:

Spotify: https://spoti.fi/3BtkKXh
YouTube: https://bit.ly/3zlcEiC

(*) Crédito da capa: PIX1861/Pixabay

(**) Crédito da foto: Reprodução de internet