Gostou do título? Realmente, o próximo episódio do Hotel Trends tinha como objetivo gerar uma provocação nos hoteleiros. A retomada ganha cada vez mais corpo e, diante desse cenário mais otimista, Vinicius Medeiros (Hotelier News) e Pedro Cypriano (HotelInvest) resolveram abordar possíveis caminhos para a hotelaria acelerar a recuperação. E, para explorar o assunto, o podcast convidou Paulo Mélega, recém-nomeado vice-presidente de Operações da Atrio Hotel Management.

Desempenho da Atrio próximo ao pré-pandemia, novos investimentos e negócios em estruturação, melhoria da eficiência operacional dos hotéis… esse e outros assuntos foram debatidos no Hotel Trends. “Feliz em ter o Paulo conosco, que sempre traz informações inspiradoras para divulgar com o setor”, observa Cypriano, que trabalhou com Mélega bem no início da carreira. “Vencida a Covid, não há dúvida que a história do turismo no Brasil terá capítulos muito prósperos novamente”, acrescenta.

Ao longo dos pouco mais de 45 minutos de bate-papo, Mélega fez revelações interessantes relacionados à pandemia, como a busca pela eficiência operacional, que pautou a ação da Atrio durante as fases mais agudas da crise sanitária e que ajudou a tornar a conta mais equilibrada, mesmo diante da demanda mais baixa. “Paulo citou processos, serviços e procedimentos dentro dos hotéis que vão permanecer e que ajudarão hotéis de todo Brasil a serem mais eficientes e rentáveis”, observa Medeiros.

Muito disso passa pelo estilo de administração da Atrio, conhecida pela sua grande eficiência na gestão de custos. “Agora, só com isso não resolve a rentabilidade do hotel”, observa Mélega. “O outro lado da moeda é o aumento de receita, e esse é o momento que estamos vivendo agora. Talvez o grande desafio que temos para todo ano que vem é a recuperação de tarifas e de receita como um todo”, completa.

Neste sentido, o vice-presidente da Atrio detalhou como anda esse movimento de recuperação de tarifas neste momento. “Estamos em um processo de retomada nos preços. Mercados secundários já estão, na média, acima da tarifa de 2019, em valores nominais. Sabemos que existe uma inflação de quase 15% no período, mas já é uma boa notícia”, revela.

“Já os mercados primários estão sentindo um pouco mais, sentindo falta dos grandes eventos, do público internacional e das grandes empresas. Então, estão demorando um pouco mais para recuperar as diárias, estando entre 6% e 10% abaixo de 2019, mas a boa notícia é que o volume tem voltado”, completa.

Onde ver e ouvir?

O novo episódio do podcast pode ser acessado em diferentes plataformas.

Spotify: https://spoti.fi/3IEqnGv
Apple Podcast: https://apple.co/3IvERrM

Para quem deseja ver o bate-papo entre Vinicius Medeiros e Pedro Cypriano no Hotel Trends deste mês, segue o vídeo abaixo:

Já se você não segue o canal do Hotelier News no YouTube, dá um joinha e clique no sininho para receber notificações sobre nossas últimas atualizações, como novos episódios do Hotel Trends, Hotel Connection e In Loco. Aproveite também para curtir nossos perfis no LinkedIn, Facebook e Instagram para saber tudo que acontece na hotelaria.

(*) Crédito da foto: Hotelier News