O sexto episódio do Hotel Trends destaca a importância do profissional de RM (Revenue Management) no estágio atual da retomada da hotelaria, que observa maiores ocupações, mas diária média mais apertadas. Vinicius Medeiros (Hotelier News) e Pedro Cypriano (HotelInvest) abordam estratégias de RM para acelerar a recuperação das tarifas ao lado de Henrique Campolina, Head of Topline Strategy Hispanic Countries da Accor.

Atuação conjunta dos segmentos de RM e customer experience, além dos programas de fidelidade, foram alguns dos temas debatidos no Hotel Trends. “Em primeiro lugar, é importante que entendamos que cada país tem uma forma de lidar com negócios e pessoas. E, por isso, nosso desafio é entender cada situação, o que traz não só para mim, mas para toda a equipe, um senso de entendimento e estudo bastante grande”, avalia Campolina.

Durante os mais de 45 minutos de bate-papo, o executivo apontou diferenças entre a hotelaria brasileira e a dos demais países hispânicos da América do Sul. Para ele, por exemplo, é visível a influência das redes e cadeias norte-americanas nesses mercados, tendência que também tem crescido no Brasil nos últimos anos.

Complementando o raciocínio de Campolina, Cypriano fez apontamentos sobre a precificação em países como Argentina e Colômbia. “A precificação era em dólar nesses países e, independente do momento político e econômico, não havia grandes variações. Por outro lado, vemos a relação preço e demanda ditando o ritmo de crescimento em outros lugares, o que mostra que o mercado muda de acordo com as praças”, acrescenta.

Dando continuidade ao debate, Campolina destaca que a técnica para o hoteleiro precificar é a mesma em todos os mercados, independentemente do país. “Faz muito sentido pensar em como o profissional se adequa nos mercados onde ele está inserido. Na realidade, onde você pensa e desenvolve sua estratégia em real, cabe ao profissional entender ao máximo como os outros fatores vão influenciar na estratégia”, completa.

Já Medeiros pontuou o crescente uso da tecnologia no processo de distribuição. “Entendemos que, diante desse momento de recuperação do mercado hoteleiro, a tecnologia será vital neste processo, mesmo com um longo caminho pela frente”, avalia.

Onde ver e ouvir?

O novo episódio do podcast pode ser acessado em diferentes plataformas.

Spotify: https://spoti.fi/3287b3p
Apple Podcast: https://apple.co/3GEDKVD

Para quem deseja ver o bate-papo entre Vinicius Medeiros, Pedro Cypriano e Henrique Campolina no Hotel Trends deste mês, segue o vídeo abaixo:

Já se você não segue o canal do Hotelier News no YouTube, dá um joinha e clique no sininho para receber notificações sobre nossas últimas atualizações, como novos episódios do Hotel Trends, Hotel Connection e In Loco. Aproveite também para curtir nossos perfis no LinkedIn, Facebook e Instagram para saber tudo que acontece na hotelaria.

(*) Crédito da foto: Hotelier News