Hotel Parador LumiarNeries está há 12 anos no comando da cozinha do hotel

Com o objetivo de ser mais sustentável, o Hotel Parador Lumiar, em Nova Friburgo (RJ), alterou o cardápio do restaurante. Assinado pelo chef Isaías Neries, o menu tem como proposta uma gastronomia “farm to table”. Em resumo, a ideia é montar os pratos com itens vindos diretamente da horta orgânica da propriedade.

“A renovação no aspecto gastronômico é constante”, explica Neries, que está há 12 anos na unidade. “Os únicos elementos que permanecem são as saladas criativas e bem temperadas, massas frescas e carnes”, complementa.

O empreendimento tem um terreno de 440 mil metros quadrados, e parte do espaço é ocupado pela horta. Nela, é possível encontra frutas, folhas e verduras, além de um galinheiro próximo. Os funcionários do hotel colhem mais de 50 variedades de insumos até duas vezes por dia, desde temperos convencionais até outros menos conhecidos.

Pertencente à Associação Roteiros de Charme, que lançou novo guia mês passado, o Hotel Parador Lumiar está prestes a completar 15 anos de operação. Ao todo, a estrutura possui 13 chalés, construídos em um terreno por onde correm rios de águas cristalinas.

Hotel Parador Lumiar: cardápio

O novo menu conta com seis entradas. Entre elas, destaque para a salada de folhas orgânicas acompanhada de abobrinha crocante, mussarela de búfala e palmito grelhado e o salmão gravlax e folhas, finalizado com amêndoas.

Para os pratos principais, as massas frescas são as melhores opções. Por isso, não perca o nhoque com alho assado e aipim, finalizado com molho de bacalhau, brócolis e cebolas crocantes. 

Entre as proteínas, é possível optar por receitas feitas com peixes e carnes de frango, porco e de boi. O estabelecimento oferece ainda fondues, cremes e sopas, além de sobremesas. Neries também criou uma opção destinada aos veganos.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotel Parador Lumiar