Entre os dias 1º e 12 de novembro, o Hotel Deville Prime Cuiabá promove a segunda edição do Capacita Deville, curso gratuito de Qualificação Profissional em Hotelaria. O empreendimento está com 20 vagas abertas para aulas teóricas sobre o dia a dia das operações hoteleiras.

Segundo José Mário Espíndola, diretor de Operações dos Hotéis Deville, o projeto nasceu em 2019, por demandas internas da unidade em Cuiabá. A falta de mão de obra especializada no setor, principalmente na área de governança e altos índices de turnover no departamento, foram os fatores que impulsionaram a criação do curso.

“Agora estamos realizando a segunda edição do projeto, incluindo alguns procedimentos novos devido à pandemia da Covid-19”, explica Espíndola.

Michele Varela, gerente de treinamento dos Hotéis Deville, afirma que, devido à retomada do turismo e da hotelaria com a diminuição da pandemia, a demanda aumentou. “Consequentemente, a mão de obra especializada neste momento é essencial para continuarmos oferecendo serviços de qualidade aos nossos clientes. Como a primeira edição do Capacita foi um sucesso, decidimos lançar mais uma turma”.

Hotel Deville Prime Cuiabá: o curso

O curso é 100% gratuito, com aulas das 8h30 às 12h30. Para participar, os candidatos passarão por processo seletivo. Basta enviar currículo até 20 de outubro para o e-mail [email protected] ou entregar impresso na portaria de serviços do Hotel Deville Prime Cuiabá, das 8h às 18h.

É preciso ter Ensino Fundamental completo ou cursando e disponibilidade para realização de turnos e escalas. O curso não exige experiência e poderá ser realizado por candidatos que buscam o primeiro emprego, pessoas na melhor idade, estrangeiros, entre outros. O hotel irá fornecer vale transporte ida e volta, além de alimentação (café da manhã e almoço) para os candidatos selecionados, além de material didático, uniforme e EPIs (equipamento proteção individual).

Segundo Michele, é um benefício tanto para o hotel, como para os participantes. “Por parte da empresa, a possibilidade de oferecer esta formação e, posteriormente, a mão de obra já qualificada é muito interessante! Por outro lado, a comunidade precisando de qualificação para ter melhores condições de trabalho. É um casamento perfeito!”

Na primeira edição, a empresa contratou seis camareiras e, destas, quatro ainda estão trabalhando no hotel, sendo que uma foi promovida para Supervisora de Andares. “Isso demonstra que estamos no caminho certo. A hotelaria é um segmento que oferece inúmeras oportunidades de crescimento em todas as áreas e, no departamento de governança, não é diferente. Durante o programa de qualificação, demonstramos alguns exemplos de profissionais que estão aproveitando oportunidades internas de crescimento e conquistando posições de liderança dentro da empresa”, finaliza Espíndola.

Vale lembrar que a hotelaria está com vagas em aberto para profissionais que já atuam no setor em diferentes regiões do país e em cargos variados.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotéis Deville