Mais um ano difícil para a hotelaria se encerra em meio a retomada, mas ainda permeado de incertezas. Em dezembro, o Hotel Connection convida uma das principais fontes do setor, principalmente quando se trata de turismo corporativo. Orlando Souza, presidente executivo do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), é o hóspede do Hotelier News no 13º episódio do programa.

Quem acompanha Vinicius Medeiros, editor-chefe do Hotelier News, fazendo sua estreia no Hotel Connection, é Nayara Matteis, redatora do site de notícias. A entrevista começou com a pergunta que não quer calar: quando o corporativo volta? E como será essa retomada?

Sempre com uma visão otimista, Souza é enfático em dizer que as demandas retornarão, mas não da forma como o setor estava acostumado. “O segmento vai vir com outras características. Pode ser que a demanda seja menor, que as plataformas de comunicação virtual tenham impacto e que a tecnologia seja um acréscimo de público em determinados eventos. Vai vir diferente”, prevê.

Mais conteúdos

O presidente do FOHB ainda respondeu questionamentos sobre a importância da recuperação da diária média, os impactos da inflação nas tarifas e a obrigatoriedade do passaporte da vacina. Sobre a exigência da certificação, Souza ponderou que existem muitas visões acerca do assunto, mas destacou que a segurança sanitária é parte fundamental do retorno do turismo de negócios.

“Uma coisa que aprendi participando de eventos virtuais com empresas e corporações, é que sim, as viagens corporativas irão cada vez mais exigir segurança sanitária. E todos acabaram indo por esse lado, inclusive a hotelaria. O FOHB desenvolveu protocolos para os seus associados. Mas esta é uma discussão que tem dois lados”, diz. “Entretanto, precisamos lembrar que não estamos em uma situação normal, estamos em uma situação excepcional. O certificado tem que ser exigido, pois ainda existem aqueles que não querem se vacinar”, complementa.

A equipe do Hotelier News também surpreendeu o executivo com participações especiais. Confira a entrevista completa no vídeo abaixo:

Se você não segue o canal do Hotelier News no YouTube, dá um joinha e clique no sininho para receber notificações sobre nossas últimas atualizações, como novos episódios do Hotel Trends e In Loco. Aproveite também para curtir nossos perfis no LinkedIn, Facebook e Instagram para saber tudo que acontece na hotelaria.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotelier News