Pegando carona na alta temporada de verão e nas demandas oriundas do feriado de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, celebrado hoje (20), a hotelaria do interior do estado viu sua ocupação chegar a 73,32%, de acordo com os dados divulgados pela HotéisRIO e ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro).

Os números elevados são frutos também das férias escolares e altas temperaturas de verão. Após muitas chuvas, os turistas aproveitaram o retorno do sol para viajar, o que ajudou no bom desempenho do setor.

“O feriado não impactou de forma tão expressiva o setor pelo fato de abranger apenas a capital. Mas o Rio está bem cheio, chegando a quase 75% de ocupação, seguindo as demandas iniciadas no Réveillon. A nossa expectativa no Carnaval, com ou sem os desfiles das escolas de samba, é chegar a 95%, pois o Rio de Janeiro tem muitos atrativos turístico, gastronômicos e culturais”, comenta Alfredo Lopes, presidente da HotéisRIO.

No Réveillon, a capital fluminense chegou a registrar 96% de ocupação entre os dias 31 de dezembro de 2021 e 1º de janeiro de 2022, consolidando o fluxo de turistas esperado pelos empreendimentos hoteleiros, ainda de acordo com a HotéisRIO.

Destinos em alta

Para o feriado de São Sebastião, Arraial do Cabo lidera entre as cidades mais buscadas por turistas cariocas, com 87% de ocupação, seguido por Paraty (85%) e Armação de Búzios, com 81% dos quartos ocupados.

O destino de serra mais procurado é Petrópolis (79,20%), em quarto lugar geral, pouco à frente de outra cidade com clima de altitude, Teresópolis, com 79%. Angra dos Reis ocupa a sexta posição, com 76% dos quartos reservados, pouco à frente de Cabo Frio, que tem 75%.

A região do Vale do Café aparece em oitavo e nono lugares, com Vassouras (62%) e Valença/ Conservatória (61,30%). Itatiaia/ Penedo ocupam a décima posição, com 61%, enquanto Nova Friburgo registra 60%.

(*) Crédito da foto: Pixabay