As previsões para a alta temporada no Rio de Janeiro são motivo de otimismo entre hoteleiros. De acordo com dados divulgados pela HotéisRIO, a 40 dias do Réveillon, o setor comemora o aquecimento da ocupação para a virada do ano. A primeira prévia aponta 78% de reservas confirmadas, resultado bem acima dos 58% registrados no mesmo período em 2020. Entretanto, grande parte dos empreendimentos aguardam lotação máxima na data.

E os resultados estão acima também ao desempenho em 2019, antes da pandemia, quando o percentual beirava os 80%. “Vamos chegar a 100% na maioria dos hotéis, os números apontam para isso. Estamos mais do que preparados em termos de protocolos para operar com ocupação completa com toda a segurança para nossos hóspedes, agora com calendário vacinal completo e reforçado”, profetiza Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO.

Dentre os bairros mais procurados para as festividades de fim de ano, a Barra da Tijuca lidera a disputa pela demanda mais esperada do ano. Cerca de 86% dos quartos da região já foram vendidos. Um dos principais atrativos são os fogos de artifício disparados das coberturas dos hotéis, já confirmados para este ano.

Outra região com perfil de procura mais familiar, Flamengo/Botafogo ocupam o segundo lugar no ranking dos mais procurados (82%), seguido por Copacabana/Leme (75%) e Ipanema/Leblon e Centro (73%).

HotéisRIO: cobertura internacional

Este ano, o Réveillon carioca volta a ser destaque na imprensa estrangeira. A festa da virada funcionará como o cartão postal da recuperação do turismo na Cidade Maravilhosa e o pontapé inicial para o verão. A retomada parcial dos voos internacionais para o Rio de Janeiro também devem contribuir para o espaço das comemorações na mídia de outros países.

Isso porque jornalistas estrangeiros que fazem a cobertura de imprensa de todo o Brasil ganharam uma nova base em terras cariocas: o HotéisRIO assinou um convênio para abrigar, em sua sede, um escritório da ACIE (Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil).

A parceria busca aproximar ainda mais a imprensa desta importante fonte de informações do setor e ampliar a cobertura do destino fluminense na imprensa internacional, evidenciando a infraestrutura do parque hoteleiro mais moderno do país.

“Somos os olhos do Brasil para o mundo e o Rio é a porta de entrada para o continente. Estamos muito felizes com esta parceria que, sem dúvida, ampliará a vitrine do Rio de Janeiro mundo afora”, comemorou Edmar Figueiredo, primeiro presidente brasileiro a chefiar o trabalho da associação.

(*) Crédito da foto: Pixabay