O ano passado deixou como legado grandes perdas no turismo nacional. Eleito no ano passado e empossado em janeiro, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, se reuniu com o trade turístico ontem (19). Representando o setor, o Hotéis Rio (Sindicato Patronal dos Meios de Hospedagem) e o Rio Convention & Visitors Bureau discutiram as prioridades e gargalos do segmento.

Também participaram do evento Cristiano Beraldo, secretário de Turismo do Rio, e Antonia Leite Barbosa, subsecretária de Promoção de Eventos. Alfredo Lopes, presidente da Hotéis Rio, marcou presença e foi o responsável por articular a participação de importantes entidades como: ABIH RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), ABAV RJ (Associação Brasileira das Agências de Viagem), BITO (Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional), ABEOC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), Apresenta Rio, Grupo Cataratas, RioGaleão, Riostar, Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, Orla Rio e ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

Hotéis Rio: pleitos

Na ocasião, o trade turístico e o prefeito pleitearam um planejamento estratégico para o setor, de curto e longo prazo. Pontos de destaque foram ressaltados como a criação de um centro de convenções na zona Sul, reforços na segurança, melhor organização na área de embarque e desembarque de turistas de cruzeiros, divulgação e plano de marketing do destino, aplicativo com capa turístico da cidade e captação de grandes eventos para a capital fluminense.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotéis Rio