Hotéis RioCadeia hoteleira aposta no turismo doméstico na retomada

Buscando alinhar a retomada das atividades, o Hotéis Rio promoveu hoje (27) mais uma reunião do Fórum Comercial. O encontro virtual deu continuidade aos assuntos abordados na primeira reunião, realizada no dia 15 de abril. Entre os temas discutidos, o principal foi  a reabertura do mercado no segundo semestre deste ano.

Estiveram presentes Otavio Leite, secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro; Paulo Jobim, secretário Municipal de Turismo; Fabricio Villa Flor; presidente interino da Riotur e Marcio Formiga, diretor de Marketing e Planejamento da Riotur, além de gerentes gerais e diretores comerciais da hotelaria carioca.

Até o momento, cerca de 60 hotéis estão com as portas fechadas no estado e a previsão é de perda de R$ 130 milhões no setor apenas em abril. No primeiro encontro virtual, autoridades afirmaram que o turismo doméstico deve ganhar força com a flexibilização das medidas de isolamento.

Hotéis Rio: iniciativas

Leite confirmou a realização do Salão de Turismo para este ano e compartilhou a expectativa de retomada das feiras de turismo a partir de setembro. O secretário estadual reiterou, também, que realizará em maio uma campanha na internet com o objetivo de fomentar o turismo do interior do Estado. Ele acredita que a retomada do turismo deva acontecer prioritariamente pelos empreendimentos hoteleiros do interior. Além disso, reforçou que o Nice (Núcleo de Inteligência de Captação de Eventos) tem buscado angariar cada vez mais eventos para o estado do Rio de Janeiro.

Já Jobim afirmou que já estão sendo tomadas as medidas necessárias para iniciar o processo de desburocratização para o licenciamento de eventos e, com isso, captar mais eventos para a cidade; e que em paralelo, haverá uma campanha nas redes sociais de fomento ao turismo da cidade.

Ainda durante a reunião, Formiga informou que está em andamento uma campanha para incentivar as reservas diretas pelo turista ao hotel e falou sobre a criação de um selo, junto à Vigilância Sanitária, com o objetivo de certificar o hotel que esteja seguindo os protocolos sanitários.

(*) Crédito da foto: Poswiecie/Pixabay