Ontem (1), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, revogou o decreto de ponto facultativo na segunda-feira de Carnaval, dia 15 de fevereiro. A medida foi implementada como forma de conter aglomerações e frear o aumento de contágios por Covid-19 na capital fluminense. Em contrapartida, a terça-feira (16) continua como feriado. Em primeira prévia de ocupação para a data, a Hotéis Rio aponta 41% de ocupação hoteleira, contra 78% registrado no ano passado.

A média pesquisada considera o período entre os dias 12 e 16 de fevereiro. Em janeiro, Paes cancelou definitivamente a folia na Cidade Maravilhosa, até então adiada para julho. A decisão teve o apoio de Alfredo Lopes, presidente da Hotéis Rio.

Hotéis Rio: regiões em destaque

Entre as regiões mais procuradas pelos turistas, destacam-se: Ipanema/ Leblon (61%), Barra/ São Conrado (56%) e Leme/ Copacabana (40%), seguidas por Flamengo/ Botafogo (28%) e Centro (18%).

Cerca de 92% dos visitantes têm procedência do mercado nacional, todos da região Sudeste, sendo os principais emissores os estados de São Paulo, do próprio Rio de Janeiro e de Minas Gerais, e em sua grande maioria de hóspedes formados por casal ou família. No mercado internacional, os 8% dos turistas são norte-americanos, seguidos pelos argentinos e chilenos.

“A pesquisa retrata a realidade da pandemia, do momento que nós estamos vivendo. A taxa de ocupação está praticamente a metade da registrada no ano anterior. Não é desejável, mas é compreensível. Com o agravamento da pandemia é de se esperar uma mudança no comportamento dos hóspedes. Nosso principal emissor nacional é São Paulo, onde há medidas mais restritivas para conter o vírus, o que reflete na ocupação hoteleira da cidade. Mas, esperamos que com a vacinação em massa possamos retomar o turismo de eventos para darmos fôlego ao caixa das empresas”, ressalta Lopes.

(*) Crédito da foto: Fernando Grilli/Riotur