A média de UHs reservadas para o Réveillon no Rio de Janeiro apresentou crescimento de novembro para dezembro. Se no mês passado a Hotéis Rio (Sindicato dos Meios de Hospedagens) apontava 45% de ocupação, o indicador agora chega a 58% para o período entre 31 de dezembro e 3 de janeiro.

Embora 10 pontos percentuais abaixo do registrado no mesmo período do ano passado (68%), o índice é considerado positivo frente ao cenário de pandemia, que resultou no cancelamento da tradicional festa da virada realizada na praia de Copacabana.

Centro (67%) e Copacabana e Leme (63%) despontam como bairros mais procurados até o momento. Na sequência vêm: Flamengo (61%), Recreio (59%), Barra da Tijuca (52%) e Ipanema/Leblon (51%).

Hotéis Rio: previsões no estado

Confirmando as previsões do trade turístico de que o turismo rodoviário seria o grande propulsor da retomada do turismo, a procura do interior do estado está ainda mais aquecida. Levantamento da ABIH-RJ (Associação de Hotéis do Estado) mostra ocupação de 81% na média acumulada fora da capital.

Angra dos Reis (92,37%), Itatiaia/Penedo (90,17%) e Arraial do Cabo (90%) lideram na preferência dos turistas. Na sequência vem Búzios (88,75%), Petrópolis (88,31%), Paraty (86,05%) e Teresópolis (85,25%), seguidos por Valença/ Conservatória (81,88%), Vassouras (75,58%), Nova Friburgo (71,88%) e Cabo Frio (63,67%). Macaé registra, até o momento, 58,21% de ocupação.

Para o presidente Alfredo Lopes, os números confirmam o otimismo do setor hoteleiro para a festa da virada. “Os hotéis estão totalmente preparados, seguindo rígidos protocolos de prevenção, e preparando suas festas privativas para oferecer um ambiente festivo e seguro a todos os turistas que buscam locais para confraternizar em pequenos grupos familiares ou de amigos, depois de um ano tão difícil. A procura aquecida para o interior é um retrato do público deste Réveillon: prioritariamente nacional, proveniente do próprio estado ou de vizinhos próximos, como São Paulo e Minas Gerais, e com perfil familiar”, explica o presidente da Hotéis Rio e conselheiro da ABIH-RJ.

(*) Crédito da foto: gabyps/Pixabay