É difícil falar em Réveillon e não pensar na tradicional festa da Praia de Copacabana, uma das mais requisitadas do país. Segundo a Riotur, este ano a comemoração acontecerá em um formato diferente do conhecido por turistas e cariocas. Seis palcos serão espalhados em pontos turísticos, porém sem a presença do público, com todas as áreas isoladas. Diante da lenta recuperação da hotelaria, o Hotéis Rio divulgou a primeira prévia de ocupação para uma das datas de maior demanda na capital fluminense.

Hoje (13), a entidade soltou uma pesquisa que prevê 45% de ocupação para o período entre os dias 31 de dezembro de 2020 e 3 de janeiro de 2021. Segundo dados do último levantamento realizado pelo FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), o Rio de Janeiro é a praça com maior número de empreendimentos fechados, na ordem de 21,46%. Nos últimos meses, a cidade chegou a contabilizar 90 propriedades com operações paralisadas.

Em agosto, um estudo desenvolvido pela Booking.com aponta a Cidade Maravilhosa no topo do ranking entre destinos mais procurados por brasileiros, liderando também entre turistas estrangeiros.

“Mesmo que, neste ano, o Réveillon de Copacabana não seja nos moldes tradicionais que conhecemos, medida totalmente coerente e necessária, estamos bastante otimistas. A Barra da Tijuca, por exemplo, se fortalece como destino, com suas festas privativas nos hotéis e um público familiar, que é característico do bairro e está alinhado com o novo perfil de viajante da pandemia. E a tendência é que toda a hotelaria carioca siga este modelo, respeitando, é claro, todos os protocolos sanitários de segurança”, comenta Alfredo Lopes, presidente do Hotéis Rio.

Hotéis Rio: bairros em destaque

As regiões de Ipanema/Leblon e Copacabana/ Leme são as mais procuradas, com 51% e 50% dos quartos ocupados, respectivamente; seguidas por Barra da Tijuca/ São Conrado, com 47%; Centro, com 43%; e Flamengo/ Botafogo, com 34%.

No dia da virada, o público poderá acompanhar os shows pela televisão, por um canal aberto, e pelas plataformas digitais, como o canal oficial da Riotur no YouTube. Além das apresentações, o Réveillon terá luzes e efeitos visuais e uma surpresa que só será revelada na data e que todos poderão acompanhar de casa.

(*) Crédito da foto: a_mfelipe/Unsplash