A reportagem do Hotelier News conheceu os três hotéis que ficam dentro do complexo do Rio Quente Resorts: Pousada, Turismo e Cristal. Situados bem próximos ao Parque das Fontes e Hot Tibum, dentro do Hot Park, os empreendimentos garantem aos hospédes a tranquilidade de poderem desfrutar das principais atrações do parque, que fica no município de Rio Quente, no Goiás, sem ter que sair do destino ou fazer grandes caminhadas.

Nesta segunda reportagem da série Rio Quente Resorts, selecionamos os hotéis Pousada e Turismo – além do Parque das Fontes. A próxima especial será dedicada esclusivamente ao Hotel Cristal, empreendimento que foi o último a ser inaugurado dentro do complexo.

Por Filip Calixto e Peter Kutuchian

Hotel Pousada

Na entrada, o Hotel Pousada não dá pistas de ser a construção que inaugurou as atividades do complexo Rio Quente. Ao longo dos anos, o prédio passou por reformas, ampliações e já está alinhado com as ofertas de resort atualmente. Passeando pelo hotel, no entanto, a influência histórica fica clara. Um painel, no corredor principal da unidade mostra a evolução do edifício e como ele deu origem a todo o complexo.

Hoje, modernizado, o hotel conta com 239 apartamentos (divididos em quatro categorias), restaurante próprio (o Casa de Cora), além de opções para pequenos lanches, compras e diversão. Tudo isso a poucos passos do Hot Park e do Parque das Fontes – maiores alternativas de lazer do complexo.

Na galeria abaixo, alguns recortes mostram os detalhes do Hotel Pousada.

Completando as opções do Hotel Pousada, o restaurante Casa de Cora atende hóspedes para as três refeições do dia. O café da manhã é servido das 7h30 às 10h, o almoço das 12h30 às 15h e o jantar das 19h30 às 22h. Em todos os casos, a gastronomia regional dá o tom do que é servido.

O local atende com serviço self-service com ampla variedade de saladas, pratos quentes e sobremesas. Tudo apresentado em bufês e organizado em ilhas por tipo. 

No café da manhã há, em locais separados, as estações de frutas, pães, preparos quentes, iogurtes, sucos, frios e outras mais. No almoço e no jantar o restaurante apresenta balcões diferentes para saladas e pães, massas, assados, comida regional e sobremesas. Em todas as ocasiões citadas, há um cozinheiro de plantão pronto para preparar omeletes e tapiocas na refeição matutina e aprontar a proteína para almoço e jantar.

Outro ponto que merece destaque no Casa de Cora é a cozinha show, que fica no meio do restaurante, com um profissional pronto a atender alguns pedidos pontuais e repor o que faltar no bufê. 

No sentido de buscar agradar aos mais diversos gostos que atende, o Casa de Cora abusa na variedade. Existem sempre muitas opções para quem passa pelas estações e bufês em qualquer uma das refeições. Se há algo que não pode ser dito do restaurante é a falta de opções.

Hotel Turismo

Com 148 habitações, o Hotel Turismo tem como principal atrativo a sua localização. Ao mesmo tempo, o empreendimento está longe do burburio dos turistas que visitam o Hot Park, mas bem próximo das principais atrações do parque. Bastam dez minutos de caminhada, no máximo, para alcançar o Hotibum ou Parque das Fontes. O Hotel Turismo é também o meio de hospedagem mais próximo do principal acesso do Hot Park, por enquanto.

A chegada no empreendimento nos faz descer em frente à recepção. Um amplo lobby, cercado de verde, nos espera para os atos do check-in. Dali, seguimos direto para o quarto, onde deixamos as malas e descemos para ver a infraestrutura do Hotel Turismo. O meio de hospedagem tem um astral gostoso. Para todas as áreas externas que olhamos, o verde da natureza se torna exuberante. Algo que não é por acaso. Todos os jardins foram projetados por Burle Marx, um dos mais respeitados paisagistas do Brasil.

Lá fora, sob o céu do Cerrado, existem duas piscinas, uma infantil, que fica ao lado do Kid's Club e do parquinho, e outra para adultos. Ambas as áreas recreativas e refrescantes são separadas pelo bar Stella Artois Lounge e sorveteria Bello Gelatto. Já o principal ponto gastronômico é o restaurante Pequi. É nele que café da manhã, almoço, ambos no sistema buffet, e o jantar à la carte são servidos. 

De volta à nossa Suíte Superior, olhamos detalhadamente a acomodação. Uma cama de casal tamanho king e outra para uma pessoa, bancada de trabalho com minibar e frigobar completos, TV com programação a cabo, armário (sem portas) e cofre são as amenidades oferecidas. O banheiro, com iluminação e ventilação natural, tem excelente chuveiro.

O Hotel Turismo conta ainda com área de eventos com capacidade para 700 pessoas em auditório na maior de suas 12 salas. Copa da Mamãe, estacionamento gratuito, transfer para a Praia do Cerrado e demais atrações e acesso wi-fi à internet completam a lista das amenidades do meio de hospedagem.

Confira abaixo, na galeria, as fotos das áreas sociais e dos apartamentos do Hotel Turismo.

Hotel Turismo: experiência de gastronomia

A gastronomia oferecida no Hotel Turismo é bastante variada (e saborosa). O restaurante Pequi serve o café da manhã, almoço e jantar. Localizado ao entre a entrada do hotel e a piscina, as amplas janelas permitem ver quem se refresca entre as águas ou o vai e vem dos hóspedes. O ambiente é agradável e não dá vontade sair. Excelente para as famílias que vem com duas ou três gerações de integrantes. 

Nossa experiência gastonômica começou com o café da manhã. A ampla variedade de frutas, iogurtes, cereais, pães e pratos quentes, sem esquecer dos queijos e frios, além de quitutes regionais, garantem a fonte de energia necessária para aproveitar o Hot Park. Destaque para o leque de opções dos pratos quentes e da estação de omeletes.

Já no almoço, a diversidade de saladas, pratos principais e sobremesas sustenta, até que por demais, as necessidades de alimentação dos hóspedes. É bem notória a quantidade deles que retornam para o hotel para desfrutar do almoço. Um dos destaques foram os pratos regionais que são diferentes a cada dia, mas que prezam pelo valor cultural do Cerrado. Para quem gosta do Pequi, que representa a região, há a oportunidade de degustar a iguaria por diversas vezes, sempre preparada de modo diferente.

O jantar à la carte é marcado pelo clima romântico do restaurante Pequi, mas que não inibe a presença de famílias ou casais com crianças. O cardápio contempla várias opções que remetem a alta gastronomia e são o diferencial para sair do sistema buffet. Gostamos dos pratos servidos, que podem ser conferidos na galeria abaixo. No contexto geral, a gastronomia do Rio Quente Resorts agrada e não cansa.

Parque das Fontes

Atração tão famosa quanto o próprio complexo, o Parque das Fontes é de onde emana boa parte da água quente que abastece todo o Rio Quente. Nesse espaço estão a maioria das 18 fontes que prove água ao empreendimento. Mas não é só. O lugar é também uma opção de diversão e lazer para hóspedes. 

O parque é formado por piscinas, duchas, saunas e ofurôs de águas quentes, correntes e naturais de 37,5º C. Para mandar água para toda essa estrutura, a vazão é de 5,2 milhões de litros de água por hora, o que permite que toda a água do espaço seja renovada a cada 20 minutos.

Um dos destaques do Parque das Fontes é o fato dele não fechar. Isso mesmo, ele permanece aberto durante a noite, horário que alguns hóspedes apreciam desfrutar das águas quentes, rodeados pela natureza e sob um céu, que sem nuvens, se apresenta bem estrelado.

No álbum abaixo você pode conhecer melhor o Parque das Fontes e suas opções, que vão bem além das piscinas.

(*) Créditos das fotos: Filip Calixto e Peter Kutuchian