hotéis ponta verde - promo

Catalisar os índices de vendas diretas é o sonho de qualquer hoteleiro. Fazê-lo perante um cenário desafiador como a pandemia, com baixas demandas de hóspedes e incertezas econômicas, a missão pode parecer ainda mais difícil. Mas os Hotéis Ponta Verde são a prova de que com as parcerias certas, tecnologias assertivas e estratégias de marketing bem desenhadas, os resultados são consequência.

Com dois empreendimentos em Alagoas – Ponta Verde Maceió e Ponta Verde Francês – o grupo vem em uma curva ascendente de vendas diretas. Em janeiro de 2021, houve um aumento de 60% em reservas online quando comparado ao mesmo período em 2020, ainda em pré-pandemia.

Passado o baque da segunda onda, que impactou duramente o setor hoteleiro nos meses de março e abril, os Hotéis Ponta Verde viram suas vendas subirem em junho. Em relação a maio, a rede apresentou um aumento de 70% em reservas diretas, surfando nas primeiras ondas da retomada.

“A forma de consumo do viajante mudou e os hotéis precisam acompanhar as novas tecnologias que surgem todos os dias. A modernidade de nosso site facilitou esse processo e especialmente a forma como nos comunicamos com ele através do CRM”, explica Paula Medeiros, gerente Comercial do grupo.

Analisando os resultados de 2021, o Hotel Ponta Verde Francês vem representando quase 70% da receita acumulada nos primeiros sete meses do ano. Já o Hotel Ponta Verde Maceió representou os demais 30%. A quantidade de vendas de extras na unidade da Praia do Francês também foi superior frente ao empreendimento da capital.

Hotéis Ponta Verde: a receita das vendas

E o êxito nas vendas vem com receita de bolo. Em agosto de 2020, os Hotéis Ponta Verde fecharam parceria com a Pmweb. Desde então, a rede vem utilizando ferramentas como o motor de reservas Let’s Book, Módulo Central de Reservas, Módulo Experiências, site Let’s Book e CRM.

“Como forte aliada na retomada do setor e do turismo, a tecnologia contribui para garantir um ambiente seguro na jornada do viajante. Mais do que comparar preços e condições, o viajante tem um longo caminho a percorrer até a finalização da compra. E além da venda segura, a plataforma de CRM da Pmweb permite que nossa comunicação com o hóspede se mantenha viva mesmo após sua estadia. Temos a possibilidade de acompanhar a jornada de consumo e de nos conectar de forma personalizada e customizada com nossos clientes oferecendo exatamente aquilo que ele está procurando”, reforça Paula.

A gerente afirma que o uso das ferramentas vem contribuindo ativamente para o aumento das vendas. Mas não é só de tecnologia que se faz um case de sucesso. O alinhamento entre os times da Pmweb e dos Hotéis Ponta Verde foram parte fundamental dos resultados.

“O time de CS Plataformas Pmweb atua de forma analítica frente aos indicadores do e-commerce realizando um acompanhamento próximo das vendas, das estratégias definidas pelo hotel e também apontando oportunidades para a otimização de conversão da venda direta”, explica Ana Carolina Carminatti, customer success da Pmweb. “A partir dos insights compartilhados pelo time da Pmweb e também dos dados disponíveis nos relatórios das plataformas, o time Ponta Verde prontamente analisa os pontos levantados para a tomada de ação, atuando de forma estratégica e mais assertiva. As estratégias envolvem não só o motor de reservas mas todo o ecossistema do e-commerce como também o site e CRM”, complementa.

A relevância das ferramentas na estratégia

A gerente salienta que, pensando no futuro do hóspede e nas mudanças comportamentais geradas pela crise, a Central de Reservas da Pmweb permite maior flexibilidade em prazos de cancelamento e formas de pagamento. A personalização da comunicação com o cliente, como emails customizados, são formas de elevar as fidelizações.

“Com estratégias de marketing mais eficiente e fidelidade ao produto que é entregue, a tecnologia permite uma comunicação em tempo real com nosso cliente, e mais uma vez reforçamos que com isso o aumento das reservas, produtividade, além de reduzir tempo da equipe comercial, que fica mais focada nessa venda direta, através da Central de Reservas”, finaliza Paula.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotéis Ponta Verde