Hotéis do Roteiros de Charme oferecem produtos diretos da hortaHotel Rosa dos Ventos é um dos estabelecimentos que oferece produtos orgânicos

Os hotéis associados da Roteiros de Charme oferecem pratos elaborados com produtos diretamente da horta. Além dos hotéis-fazenda, os estabelecimentos nas praias também apostam nessa opção com legumes, hortaliças, temperos e frutas. Em agosto a associação já havia divulgado que ofereceria experiências gastronômicas.

No sopé da Serra da Mantiqueira, a Fazenda Águas Claras oferece, além dos queijos, doces e pães feitos de forma artesanal, promovendo em sua culinária um resgate da gastronomia rural.  São oferecidas quatro refeições diárias servidas no restaurante da Casa Sede e no quiosque à beira da piscina. O cardápio traz pratos caseiros como cordeiro ao forno com hortelã, leitoa à pururuca, tutu à mineira, abóbora com carne seca e frango caipira na palha.

A Pousada do Toque, no litoral norte de Alagoas, tem horta orgânica adubada com uma compostagem própria. A pousada tem triturador para folhas, galhos de árvores, cascas de coco e restos de frutas. 

Há também um “minhocário” para produção de húmus – lembrando que a minhocultura é um processo de reciclagem de resíduos orgânicos por meio da criação de minhocas com o intuito de produzir esse húmus, um excelente adubo para a atividade agrícola. Além disso, a Toque produz suas próprias sementes, de forma diversificada, dependendo da estação do ano. 

Roteiros de Charme: produtos orgânicos

O Rosa dos Ventos (RJ) utiliza produtos da fazenda e preserva aspectos fundamentais da cozinha clássica, unindo originalidade e simplicidade caseira de várias partes do mundo. Tudo é 100% orgânico. Dois funcionários são diretamente responsáveis pela horta, de onde se colhem alface crespa, repolho, entre outros. Com eles são preparados pratos que seguem receitas antigas da família. No terreno também são plantadas árvores frutíferas que produzem pitangas, amoras, jabuticabas, poncãs, laranjas, limões, bananas e caquis, entre muitas outras, que não estão concentradas em um pomar delimitado, mas distribuídas pela propriedade. Algumas são servidas no café da manhã, outras são transformadas em geleias.

Já o Quinta da Paz Resort, em Itaipava (RJ), se diferencia por oferecer os melhores sabores da gastronomia internacional. Uma das raízes do sucesso do cardápio do chef Carlos José está na horta orgânica cuidadosamente acompanhada por dois jardineiros que se dedicam a plantar e colher couve, alface, abobrinha, hortelã, capim limão, funcho, manjericão entre outras diversidades. 

No Hotel Santa Esmeralda, próximo a Bonito (MS), há uma horta orgânica que já produziu hortaliças e temperos inclusive para abastecer a cidade. Hoje fornece apenas para o hotel itens como alface, rúcula, couve e os mais diversos temperos. Já do pomar saem mangas, acerolas, limões, abacates, vários tipos de laranjas, bananas e até lichias, que são servidas ao natural ou na forma de sucos, geleias e mousses.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Rosa dos Ventos